Seduc e Sejus formam parceria para capacitar detentos

Cerca de 20 mil livros didáticos foram doados ao sistema prisional pela Secretaria de Estado da Educação para a Secretaria de Justiça. A solenidade de entrega ocorreu na manhã de segunda-feira (1º), no auditório da Escola Penitenciária de Teresina. Durante o evento foi realizada ainda a aula inaugural do curso de Operador de Computadores e o lançamento da campanha de doação de livros denominada: "Livros que Libertam".

Pela parceria, a Seduc disponibilizou a Sejus, 1.000 vagas compartilhadas para cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Sejus).

Os cursos são destinados aos detentos que estão sob o monitoramento da tornozeleira eletrônica e seus familiares e também aos que estão sendo acompanhados pela central de fiscalização.

Já os livros didáticos foram adquiridos por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e servirão para estruturar as bibliotecas nos presididos do Estado e incentivar a leitura, qualificando e  ajudando os detentos e se inserirem no mercado de trabalho após o cumprimento da pena.

Segundo a secretária Rejane Dias, a Seduc está trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Justiça, já tendo sido implantado no sistema prisional modalidades de ensino diferenciadas, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e agora os cursos técnicos profissionalizante, através do  pronatec.  "Nosso objetivo é proporcionar aos detentos a continuidade dos estudos juntamente com a profissionalização, isso é que vai fazer a diferença para a promoção da ressocialização dessa população. Nós ainda temos um grande desafio pela frente, pois que ainda existem 400 mil pessoas em todo o Piauí que não tiveram acesso nenhum a escola. E este ano temos a nossa meta de fazer com que deste total, 100 mil pessoas tenham acesso aos estudos", frizou ela.

Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, com o processo educativo e de qualificação técnica dentro do sistema prisional, fica bem mais fácil desenvolver um trabalho de cidadania nos presídios.