Pronatec inicia aulas de cursos técnicos profissionalizantes


A secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Unidade de Educação Técnico e Profissional (Uetep), deu início esta semana as aulas dos cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Téncico e Emprego (Pronatec) nas modalidades: Formação Inicial Continuada (FIC) e Jovem Técnico Concomitante (Curso Técnico de Nível Médio).

Cerca de 500 turmas em mais de 100 municípios, incluindo Teresina, já estão em pleno funcionamento. Na modalidade FIC as turmas são compostas por 20 alunos e na modalidade Jovem Técnico Concomitante por 40 alunos. Além da oferta da Seduc, o Estado possui ainda as turmas, nas quais os ofertantes são as Instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e a Rede Federal(IFPI,UFPI/Colégio Agrícola). Elas têm calendário escolar diferenciado.

Para a Secretária de Educação, Rejane Dias, o programa está cada vez mais tentando buscar seu alunado de acordo com as necessidades da população, da demanda e da solicitação de parceiros, como o caso da Comunidade Terapêutica "Luz e Vida", administrada pela Fazenda da Paz, que requisitou o curso de Técnico em Informática Básica e foi prontamente atendida. 


Na comunidade está sendo realizado curso na modalidade FIC com a participação de 20 internos. "Estou há 10 meses internado aqui e pela primeira vez estou tendo a oportunidade de fazer um curso tão importante quanto esse, pois atualmente, quem não sabe pelo menos o básico da informática tem poucas oportunidades de crescer no emprego", frisou Manoel José Sobrinho, 53 anos.

Para o lavador de carros, Magno da Silva, 21 anos, que está internado há 9 meses, a esperança é que ao sair da comunidade ele tenha a oportunidade de um trabalho melhor."Vou me esforçar para aprender e me aperfeiçoar, pois depois,com mais conhecimentos sobre informática vou tentar outras oportunidades", disse Magno. 

As pessoas que já concluíram o Ensino Médio podem fazer um curso técnico subsequente e cursos de formação inicial continuada dependendo dos pré-requisitos dos ofertantes

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ou qualificação profissional têm como foco uma formação específica e duração de três meses.  Já os cursos técnicos de nível médio objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. Os cursos técnicos possuem carga horária que varia de 960 a 1800 horas e têm duração média de um ano e meio a dois anos.