CEMPTI Dirceu Mendes Arcoverde forma 146 alunos


Na manhã desta sexta-feira (29), o Centro de Ensino Médio Profissionalizante de Tempo Integral (CEMPTI) Dirceu Mendes Arcoverde, a primeira escola militar do Piauí, realizou solenidade de formatura dos alunos concludentes de quatro cursos técnicos.


Na solenidade estavam presentes a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, o secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, além de pais, familiares e amigos dos formandos.

Ao som da banda de música da polícia militar, os formandos receberam das mãos das autoridades os canudos simbólicos. Os 146 estudantes foram diplomados nas áreas de edificações, contabilidade, segurança do trabalho e geoprocessamento.

Alex Brito, aluno do 3º ano C e orador das turmas, ressaltou que a adaptação ao regime de ensino nos moldes militares foi difícil no início. "Nossa jornada foi árdua e se adaptar aos moldes do regime imposto pela escola foi meio estranho e até colocávamos barreiras, mas hoje vejo que foi essencial para nossa formação. Esse é um sonho que se concretiza. Vencemos!", disse o aluno.

A diretora destacou a evolução na educação estadual através da escola militar. "Éramos o único Estado que não possuía uma escola militar e com a implantação deste colégio, aqui em Teresina, provamos que as escolas podem ser geridas por policiais e ainda aliar disciplinas que consideramos essenciais para a formação dos alunos", tenente Eliz Regina, diretora do CEMPTI Dirceu Mendes Arcoverde.

Ainda na solenidade, a aluna Beatriz Marinho, homenageou professores e funcionários administrativos e lembrou a professora Ana Valéria, morta durante assalto em Teresina no ano passado. "Perdemos um sorriso de paz, um exemplo de profissional, uma mulher que além de ensinar era amiga de todos", disse a formanda.

No discurso, a secretária de Estado da Educação destacou que o CEMPTI Dirceu Mendes Arcoverde, é exemplo de escola e serve de modelo para as outras unidades que serão implantadas. "Nessa escola o regime de ensino é diferenciado por contar com matérias extras como cidadania, civismo e disciplina. E até o final deste ano, a Seduc deve implantar duas novas escolas militares em Teresina, uma no bairro Parque Brasil e outra no Promorar. No interior do Estado, Parnaíba será a primeira cidade a ser beneficiada com a implantação de uma escola militar", destacou Rejane Dias.

O final da solenidade foi marcado por uma sequência de momentos felizes: chapéus para o alto, sorrisos nos rostos, abraços apertados e a certeza de que o futuro reserva o melhor para quem luta pelos seus sonhos.