Seminário forma gestores para Programa Jovem de Futuro



Aconteceu, na noite desta quinta-feira (17), a abertura do Seminário de Gestão Escolar do Programa Jovem de Futuro, projeto que visa diminuir os índices de evasão e aumentar o desempenho escolar dos estudantes por meio de uma nova forma de gestão escolar proposta em resultados.


A reunião de abertura dos trabalhos aconteceu no Hotel Grand Arrey, em Teresina, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, e do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriquez, que, juntamente com o Comitê, analisa os múltiplos ciclos de implantação do programa.

"Este seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Projeto Jovem de Futuro, iniciativa do Instituto Unibanco em parceria com a Seduc. A expectativa é que esta parceria possibilite ao nosso estado dar um salto na educação. Estamos satisfeitos com a presença e engajamento dos nossos professores, que se empenham sempre para que possamos avançar cada vez mais", declara a secretária Rejane Dias.



O Seminário de Gestão Escolar do Programa Jovem de Futuro é uma formação com gestores de 139 escolas, gerentes regionais e supervisores que constroem a gestão nas escolas, mais os técnicos da secretaria.

"O Instituto Unibanco nos fornece a metodologia de gestão e nós pactuamos metas e o planejamento para alcançar estas metas. Nesse planejamento as escolas executam um plano que é monitorado, avaliado e repactuado. É um trabalho de responsabilidade social, aliado a metodologia e a formação", ressalta a superintendente de Ensino, Viviane Fernandes.

Com o apoio no desenho da assistência técnica geral, na formação e em vários instrumentos, de protocolo e tecnológico, o Instituto Unibanco viabiliza a gestão de resultados. A parceria se estendeu a quase 200 escolas em 2015 e, para o próximo ano, serão englobadas ao projeto todas as demais escolas, entendendo a realidade local para implementar em um universo de escolas.

"O impacto já é percebido no engajamento, no vínculo maior dos supervisores com as escolas, com a Seduc. A gestão é um facilitador de processos para deixar os professores mais focados na variável mais importante do processo que é a aprendizagem", destaca Ricardo Henriquez, superintendente executivo do Instituto Unibanco.