Seduc encerra ano letivo com saldo positivo no ensino


As aulas na Rede Pública Estadual de Ensino encerram no próximo dia 22 de dezembro e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem muito que comemorar neste ano que termina.

Após receber a pasta em estado lastimável, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, não mediu esforços para colocar tudo em perfeito funcionamento. Uma das primeiras providências tomadas foi a retomada da reforma do Liceu Piauiense, obra esta que estava parada há vários meses.

Com a reforma paralisada na fase inicial, o telhado havia desabado e todas as salas tinham poças de água e as instalações destruídas. Hoje, o Governo do Estado entregará, no próximo dia 21 de dezembro, um novo Liceu, com toda a estrutura recuperada, novo mobiliário, novas instalações e equipamentos.

Apesar dos poucos recursos devido à grave queda nas receitas estaduais e a crise financeira do Estado no início do ano, a Secretaria conseguiu quitar suas dívidas mais urgentes e estabelecer a normalidade dos pagamentos necessários para o ensino se manter em pleno funcionamento. "Foi um trabalho centrado no corte de gastos supérfluos e no uso racional dos recursos de que dispúnhamos", resumiu a secretária Rejane Dias.

Com as condições para que a rede funcione bem, o período letivo, que iniciou sem perspectivas e com atraso no calendário, fecha o mês de dezembro cumprindo o calendário e com boas expectativas para 2016. "Vamos iniciar o ano realizando as matrículas com um novo sistema online, para reduzir as filas e dar muito mais controle. As aulas em todo o Estado iniciam dia 15 de fevereiro, com solenidade em uma nova escola técnica que será inaugurada em Esperantina", destacou a superintendente de Ensino, Viviane Fernandes.

As matrículas online, junto com o sistema MobiEduca.me, são as novidades para o ano letivo 2016. A partir do dia 4 de janeiro, quando terão início as matrículas, pais e responsáveis poderão efetivar as mesmas através da internet, o que deve diminuir as filas em várias escolas. "Mas a modalidade presencial não será extinta. Os pais que se sentirem mais confortáveis comparecendo à escola, podem assim fazê-lo para matricular seus filhos", garante Ana Rejane, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção.

O sistema MobiEduca.me é um aplicativo de frequência eletrônica que avisa aos pais, por mensagem de celular, sobre assuntos pendentes do seu filho, como a frequência escolar, ocorrências e notas. Atualmente, mais de 120 escolas em todo o Estado estão utilizando o aplicativo, que está monitorando cerca de 50 mil alunos.

Para 2016, a meta é instalar o sistema em todas as escolas da Secretaria de Estado da Educação. "Queremos que os pais dos nossos alunos tenham acesso às informações necessárias sobre o dia dos seus filhos, para que fiquem tranquilizados sabendo que esses estudantes estão seguros, dentro do ambiente escolar", finaliza Rejane Dias.