Cepti Dirceu Arcoverde oferece Semana dos Cursos Técnicos

O Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral (Cepti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde recebeu pela 2° vez este ano a "Semana Dos Cursos Técnicos: Perspectivas da profissão", que tem como objetivo motivar os alunos conhecerem na prática as áreas de atuação técnicas que estão estudando. Os alunos tiveram acesso a palestras, minicursos e visitas técnicas em outras instituições sobre os cursos técnicos de Contabilidade, Edificações, Segurança de Trabalho e Geoprocessamento, todos ofertados pela escola que hoje possui em média 350 alunos em busca de uma dessas profissionalizações.

"É um evento que envolve toda a escola. Nós trazemos profissionais renomados para as palestras, os alunos tem um engajamento muito grande e ocorre uma troca de experiências. E nossos alunos põem em prática tudo que eles viram durante três anos em sala de aula", relata a diretora tenente Ana Cristina.

A diretora também explica que por conta da troca de experiências e impressões deixadas pelos alunos nos profissionais, a escola já chegou a receber ex-alunos que se tornaram grandes profissionais das áreas como palestrantes. "É muito gratificante ver esses alunos voltarem e apresentarem trabalhos que já estão sendo postos em uso em diversos lugares", ela afirma.

Nesta quinta-feira (26) foi trabalhado o curso técnico de Geoprocessamento que teve  palestras sobre os desafios do mercado e a aplicação dele ao meio ambiente. "O nosso objetivo é trazer representantes de instituições públicas e privadas para discutir as tendências da Geotecnologia no Piauí e o seu mercado de trabalho. Aqui nós temos cerca de 50 alunos do ensino médio, integrados ao técnico, que terão seus trabalhos expostos", conta a Professora Elisângela Guimarães, uma das coordenadoras gerais do projeto.

A semana dos cursos técnicos encerra nesta sexta-feira (27) com os minicursos da área de geoprocessamento: o georreferenciamento de imóveis, introdução ao QGIS e GPS de mapeamento para o SIG.