Alunos do Liceu Piauiense apresentam curtas sobre Lei Maria da Penha



Os alunos do Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) apresentaram, nesta segunda-feira (23), as produções do Projeto "Curta Liceu Direitos Humanos" que tinha como temática Um enfrentamento à violência contra a mulher.

As atividades no Liceu tiveram início em agosto, com estudos sobre direitos humanos, gênero e sexualidade, palestra sobre a Lei Maria da Penha, exibição de documentário e produção de curtas metragens abordando a temática. O Projeto foi desenvolvido pelos alunos da 2ª série, sob a coordenação dos professores Leônidas Elva de Sá e Oberdan Salustre.



As atividades se uniram ao Projeto "A Lei Maria da Penha nas Escolas, desconstruindo a violência e construindo diálogos", iniciativa fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público Estadual (MPE). Todos os curtas foram roteirizados, produzidos, dirigidos e atuados por alunos da escola, com equipamento próprio.

"A realização desses curtas é a culminância do nosso projeto Curta Liceu e também do projeto da Seduc, em parceira com o MPE, Lei Maria da Penha nas Escolas. Temos muito orgulho em dizer que nossos alunos souberam absorver todo o conteúdo trabalhado e irão replicar tudo o que foi apresentado a eles em sala de aula, ajudando-os a se tornarem cidadãos mais conscientes", afirma professor Leônidas.



Cleovânia Rodrigues, aluna do 2º ano B, participou da produção O Caminho da Rosa, e acredita que o aprofundamento no assunto deu mais consciência a todos os alunos sobre os direitos das mulheres. "Muitos alunos, principalmente meninos, tiveram oportunidade de conhecer a Lei e entender o que significa e quando deve ser usada. Fiquei muito feliz de participar desse projeto e poder aprender um pouco mais sobre os meus direitos", conta a aluna.

Jessy Costa, 2º ano C, foi a protagonista do curta Sobrevivente e diz que a cultura do "em briga de marido e mulher ninguém mete a colher" não deve se manter. "É papel nosso se meter sim, denunciar sim, para que esses tipos de abuso, físico, psicológico e até financeiro não se propaguem mais, aterrorizando mulheres de todas as classes sociais", enfatiza.



O Projeto Curta Liceu existe desde 2013 e este ano foram apresentados os documentários Entre o Amor e o Desespero, O Caminho da Rosa e Sobrevivente. Todas as produções estão disponíveis online, no canal do projeto.