Aluna da 4ª GRE vai representar o Brasil nos Estados Unidos

O professor Tarcízio Pires, diretor da 4ª GRE - Gerência Regional de Educação, que é ligada á Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) falou hoje (24) sobre a escolha da aluna Gabriele de Brito Silva, aluna do Centro Educação Profissional João Mendes Olímpio de Melo, da 4ª GRE, que vai, de 09 a 31 de janeiro 2016, ser uma das representantes no Programa Jovens Embaixadores do Brasil nos Estados Unidos.

"Ela já foi para o Canadá, no programa do Governo do Estado "Aprender é uma viagem". Eu entendo que vamos ser bem representados, pois ela foi selecionada agora entre 100 candidatos do Piauí e mais de 13 mil em todo o Brasil. Ela demonstra muito entusiasmo, segurança em falar do que aprendeu no nosso Estado. Acho que ela vai falar desta subida que tem acontecido nos índices de avaliação educacionais no Brasil e no Piauí", acentua o professor.

Tarcízio, que já foi Gestor Referencia em 2007, acredita que os americanos ficam surpresos com o Brasil e não entendem como conseguimos superar condições adversas. "Um pais que não tem os recursos que eles têm, mas que, com o esforço dos brasileiros, consegue superar muitas barreiras", finaliza o professor.

O que é o programa Jovens embaixadores

A aluna Gabriele Silva, embarca no dia 09 de janeiro para os Estados Unidos onde ficará hospedada na casa de uma família americana e tem uma agenda que conta com atividades como passeios turísticos, reuniões, visita a escolas e projetos sociais, além de participação em seminários e outros evento, quando falará sobre o Brasil.

De acordo com comunicado oficial, o Programa Jovens Empreendedores, criado em 2002, "é um iniciativa de responsabilidade social da Embaixada (Americana), implementado em parceria com instituições dos setores público e privado, dentre eles, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e todas as secretarias de educação do Brasil", dentre outros parceiros.

O comunicado acrescenta que "o programa visa beneficiar alunos brasileiros de destaque na rede púbica de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa"