Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem |
Professores de mais de 60 municípios participam da abertura do I Simpósio de Professores
Centenas de professores e autoridades políticas participaram da abertura do I Simpósio Estadual de Professores da Educação Básica do Piauí, nesta terça-feira (27), no auditório do Diferencial Buffet. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Instituto de Educação Antonino Freire / Centro Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí.
A inciativa tem como objetivo oportunizar aos professores a socialização de suas produções científicas, de suas experiências pedagógicas exitosas e, principalmente, de ampliar os seus conhecimentos, melhorando assim a qualidade da educação pública em nosso estado, através da qualificação profissional de seus agentes.
Com o tema: "Reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Básica", o Simpósio é uma inovação introduzida no contexto da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual e faz parte da política da Seduc voltada para a formação docente. Segundo a diretora geral do Antonino Freire, Maria Xavier, esse evento faz parte de um conjunto de atividades que vêm sendo desenvolvidas pelo Centro e será realizado a cada dois anos.

"Queremos dar aos nossos professores a oportunidade de debater e trocar experiências, para que possam atuar cada vez melhor. Nosso objetivo é ter uma educação de resultados, é fazer com que nossos alunos possam aprender. Esperamos que, de fato, eles sejam os principais beneficiados", explicou.
Durante os quatro dias de evento, os inscritos poderão participar de conferências, palestras e minicursos com professores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, da Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Maranhão e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Maranhão.
O conferencista da noite, professor Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da Universidade de São Paulo, trabalhou o tema "A formação continuada do professor: entraves e perspectivas" e explica que a conferência irá tratar, especialmente, da condição de existência de ser professor. "É de extrema importância que se realize um Simpósio dessa natureza e dessa magnitude, que congregue os professores para discutirem acerca das práticas e dos processos de formação continuada e das políticas que podem ser realizadas para o futuro, já que o processo de aprendizagem é continuo e também tem um viés histórico", afirmou.

A secretária da Educação, Rejane dias, esteve presente na abertura do evento e ressaltou a importância do mesmo para a educação do Estado. "É com muito orgulho que participo deste evento que envolve professores de mais de 63 municípios e fico feliz de ver a vontade dos nossos docentes em adquirir mais conhecimento. Para garantirmos a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem precisamos oferecer a Formação Continuada aos professores. A busca pela excelência passa pelo prazer em ser mestre e, se os professores forem capacitados, com certeza vamos ver os resultados nos índices de avaliação da educação do Estado", garantiu.