Seduc faz seleção de bolsas do Pronatec para alunos do Ensino Médio



A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) por intermédio do Centro de Formação Antonino Freire, está recebendo as pré-inscrições para o programa de Bolsa Formação do PRONATEC, que visa contemplar estudantes do ensino médio, que tenham a partir de 16 anos, para os cursos técnicos de Cuidador de Idoso e de Reabilitação em Dependentes Químicos.

Estão sendo ofertadas 40 vagas para o curso de Cuidador de Idoso, que será realizado no turno da manhã e mais 40 vagas para o curso de Técnico em Reabilitação para Dependente Químico no turno da tarde.  As pré-inscrições podem ser realizadas no protocolo do Centro de Formação Antonino Freire, mediante a apresentação dos seguintes documentos: comprovante de escolaridade (original) do ensino médio regular ou EJA correspondente a 6ª ou 7ª etapa, cópia do comprovante de endereço, RG e CPF.

Cada um dos cursos tem uma duração de 18 meses e uma carga horária de 1200 horas. O curso iniciará no mês de novembro desse ano e cada aluno receberá uma bolsa no valor de R$ 120,00 mensais. 

De acordo com a Diretora de Educação Profissional, Regina Saboia, qualquer estudante do ensino médio poderá se inscrever. "Agendamos visitas a partir do dia 06 de outubro para apresentar a proposta de Bolsa Formação do Pronatec nas escolas Edgar Tito, João Clímaco e Euvidio Nunes", explica.

Objetivo do curso de cuidador do idoso

O objetivo do curso de idosos é capacitar os profissionais a lidarem com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, inclusive em estado de demência, nas diversas instâncias de atenção, bem como relacionar-se com os familiares e trabalhar em equipe multidisciplinar. O curso visa formar profissionais para atuar em hospitais geriátricos, clínicas de repouso, centro de convivência, residências e instituições de longa permanência.

Objetivo do Curso de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos

O curso de técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos visa preparar profissionais capazes de atuar nas ações de prevenção, tratamento e reinserção social. O curso é voltado para área de saúde.  O aluno concludente deste curso estará apto  a  atuar em campanhas de esclarecimento à comunidade quanto ao uso de drogas, à valorização da vida saudável e preservação da integridade psicossocial, dentre outras atividades.

Mais informações:  
Diretora de Formação Profissional- Regina Saboia: 3216-2158, 3216-2159, 98851-2016