Revisão Solidária para o Enem reúne alunos de escolas públicas e privadas
Cerca de cinco mil estudantes de todo o Piauí e de estados vizinhos participam, na manhã deste domingo (6), da Revisão Solidária Mega Toti para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento, que está em sua 19ª edição, pretende arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos para 20 instituições filantrópicas.
A Mega Revisão é promovida por um grupo de professores, apoiado por várias empresas e instituições, como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que disponibilizou 2.500 ingressos para os alunos da rede pública estadual de ensino.
O professor Luciano Mourão explica que o evento é promovido por quinze professores, sendo totalmente sem fins lucrativos.

"Com o apoio da Seduc, conseguimos um espaço que comportasse confortavelmente os alunos, que devem somar uma doação de 10 toneladas de alimentos para instituições filantrópicas, como a Casa Frederico Osanan, Casa de Oleiro, Lar da Esperança, entre outras. Essa ação também proporciona a todos o verdadeiro sentido da solidariedade e promoção da cidadania", relata o professor.
Luciano destaca a abrangência do evento que atraiu estudantes de diversos estados. "Essa é a maior revisão solidária do Nordeste. Temos alunos de várias cidades de outros estados, como Pedreiras e Codó, no Maranhão; estudantes do Ceará; além de grupos de cidades próximas, como 300 alunos de Campo Maior, 150 de Barras e Pedro II. Um sucesso total", pontua o professor.
Weberty Lucas, aluno do 3º ano do ensino médio no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, é um dos ganharam o ingresso da Seduc para participar da Revisão Solidária. Ele pretende cursar Física e acredita que oportunidades como essa são importantes para ampliar o conhecimento para o Enem.

"Fico muito feliz em ter a oportunidade de reforçar meus conhecimentos com professores de alto nível como estes. Nossa escola nos prepara bem para continuarmos os estudos, mas em um momento como esse aperfeiçoamos ainda mais o que aprendemos lá", afirma o jovem, sem esquecer de destacar o lado solidário da iniciativa.
A Revisão Solidária segue até as 14h, com aulas de todas as disciplinas do Enem.