Piauí aposta em gestão de dados e participa da construção do novo Plano Nacional de Educação |
Cartões de confirmação de inscrição no Enem já estão disponíveis na internet
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já podem conferir seus cartões de confirmação de inscrição na página do exame, na internet. É preciso informar CPF e senha para visualizar e imprimir o documento.
Os cartões enviados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) via correios também começaram a chegar na segunda-feira, 27, nos endereços informados no ato de inscrição pelos participantes.
Em casos de cartões devolvidos, o Inep entra em contato com os participantes por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail informados ao instituto no ato da inscrição. Quem não receber o cartão e não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 616161.
As provas serão aplicadas dias 8 e 9 de novembro próximo, em todas as Unidades da Federação e no Distrito Federal e municípios, às 13h, horário oficial de Brasília. No caso do Piauí, que não possui horário de verão, os inscritos devem comparecer aos locais de aplicação das provas às 11h, ou seja, uma hora antes do início, que será 12h em todo o Estado do Piauí.
"Os portões serão fechados ao meio dia, portanto é imprescindível que todos os candidatos já estejam em seus locais de aplicação antes desse horário, para não perderem as provas", salienta Edjofre Coelho, superintendente de ensino da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
Os participantes terão quatro horas e 30 minutos, no primeiro dia, para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e elaboração da redação.
A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Revisões para o Enem
A Seduc vem realizando, ao longo do mês de outubro, revisões para o Enem em cidades do interior do Estado, como forma de dar um reforço a mais para os alunos da Rede que participarão da seleção. A última revisão será este fim de semana, em Teresina, no dia 01 de novembro, na quadra de esportes do Premen Sul, das 18h às 00h.
As aulas do Noturnão de Teresina serão transmitidas pela Mediação Tecnológica Mais Saber, de forma que os alunos que não puderem comparecer, acompanhem a revisão à distância. "Tudo está sendo pensando de modo que os alunos tenham todo o acompanhamento necessário nessa última fase de preparação para o Enem", diz o Edjofre Coelho.
Para a revisão do dia 01/11, os alunos que comparecerem devem receber o material didático direto dos professores, necessitando levar apenas caderno para anotações.
Acesse a página do Enem