Paradesporto do Piauí participa de competição nacional e internacional em outubro e novembro
Duas importantes competições em nível nacional e internacional contam com representação de atletas do paradesporto piauiense com grandes chances de vitórias. O primeiro será os Jogos Escolares Paralímpicos Nacionais, que acontece em São Paulo, entre os dias 15 e 20 de outubro. Entre 11 e 18 de novembro o atleta José Matos integra a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, no Sul-Americano da Venezuela.

A parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), iniciada em 2011, levará a delegação de atletas paralímpicos do Piauí, na próxima segunda (15), a participar das Paralimpíadas Escolares. Em 2011 o Piauí conquistou uma prata, com Ana Kássia, na natação.
1200 jovens, com faixa etária entre 11 e 14 anos, de 24 estados e do Distrito Federal, participam da competição. Representam o Piauí, oito atletas que carregam consigo histórias de vida emocionantes, exemplos de determinação e superação. A delegação é composta por Ana Kássia (natação), da Unidade Escolar Profª Júlia Nunes; Francisco Giovani (atletismo), da Apae; Jaelton Castro, Diana Sousa e José Wanderson (atletismo), da Unidade Escolar Ana Cordeiro; Alberto Filho (mesatenista), do Colégio Liberdade e Paulo Henrique Oliveira. A delegação ainda é composta de fisioterapeuta, técnicos das modalidades, auxiliares e chefe de delegação.
Segundo Átila Lira, secretário da Educação, em 2012 o Governo do Piauí está investindo mais no esporte paralímpico.
"Estamos dando os primeiros passos nessa modalidade e este ano tivemos um grande investimento no setor, com a construção de quadras adaptadas e apoiando a projetos e eventos, tudo pela melhoria na qualidade de vida dessas pessoas bem como a participação do Estado nas paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro", ressalta.
Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os objetivos dos jogos escolares também vão além da revelação de atletas para o Rio 2016.
"Identificamos os novos talentos do esporte para pessoas com deficiência, de olho nos Jogos de 2016, mas acima de tudo, o maior legado das Paralimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania", destaca.
Os atletas estudantes disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As competições acontecerão no Ibirapuera, no Parque Anhembi e na Escola de Educação Física da PM.
Sul-Americano de Basquete
Entre 11 e 18 de novembro o atleta José Matos integra a Seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, no Sul-Americano da Venezuela. A Seleção é formada por 12 atletas de todo o País e Matos é um dos dois representantes do Norte-Nordeste na competição.
No dia 5 de novembro o atleta piauiense viaja para Niterói - RJ, para a fase final da preparação, com todo o apoio da Fundespi, do Governo do Piauí e da Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina - Ascamte.