Seduc sedia Feira do Conhecimento e a culminância do projeto "Aprender e Empreender"

Com o objetivo de desenvolver atividades pedagógicas complementares à carga horária do curso Técnico em Administração, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), buscando aliar o estudo de temas relevantes e atuais à administração geral, ao desenvolvimento e formação de profissionais para atuação na administração, o projeto de extensão "Aprendendo a Empreender II" visa à criação de miniempresa para fabricação e venda de produtos produzidos pelos discentes durante o curso.

O projeto é executado conforme o módulo do curso Técnico em Administração e terá sua finalização na manhã desta sexta 20/09, com a I Feira do Conhecimento do CEEP Ruy Leite Berger Filho, a partir das 8h no Pátio da Seduc.

"Proporcionamos aos jovens a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa, com participação de um professor orientador para discussão e organização dos processos administrativos e produtivos", disse a prof. esp. Danielly da Paz Oliveira, responsável pelo projeto.

De acordo ainda com Danielly, a realização do trabalho justifica-se pela necessidade do estudo e prática que despertem a motivação empreendedora nos discentes do curso Técnico em Administração, ofertado pelo Pronatec. "Neste sentido, este projeto apoia-se na premência de uma formação empreendedora para aqueles que, futuramente, atuarão no mercado administrativo", comenta.

O projeto é dirigido à toda a comunidade discente do Curso, nas unidades ofertantes sediadas em Teresina. É uma oportunidade de aprofundamento no estudo e discussão do empreendedorismo, formação de pensamento empreendedor e criatividade, identificação e aproveitamento de oportunidades, e análise e estudo de casos voltados à prática empreendedora, estímulo do desenvolvimento pessoal e as habilidades básicas para a comunicação, desenvolvimento de uma visão realista do mercado e o fortalecimento dos princípios éticos de cada discente.

Para o secretário de Estado da Educação, Átila Lira, a realização do curso proporciona aos jovens a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. "Agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação, despertando no aluno o empreendedorismo, a comunicação e o planejamento", disse.

Todas as atividades que começaram em agosto encerram com a apresentação dos produtos, de acordo com o cronograma definido pelo núcleo gestor do Pronatec. O curso tem duração de 40h/a.