4ª edição do Enem Game reúne mais de 2.500 Estudantes Seduc de Teresina |
Escolas estaduais de Oeiras recebem diretora norte-americana com festa
"É indescritível o calor humano do povo desta Terra, estou muito feliz em ter a oportunidade de conhecê-la", disse Kimbely Gilmore a uma plateia de mais de 500 alunos, professores e demais presentes no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) Desembargador Pedro Sá, em Oeiras. A visita faz parte do Programa Brasil Estados Unidos de Intercâmbio de diretores escolares.
Desde a última segunda-feira (5) a diretora de uma escola do estado americano do Texas está visitando escolas em Teresina e no interior do estado acompanhada por uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc). Na manhã desta quinta, a caravana chegou à escola oeirense, atual campeã do Prêmio Gestão Escolar.
"Aqui temos programas e projetos que são comuns a outras escolas, só que a união e o comprometimento de todos que fazem o Pedro Sá nos leva a alcançar os ótimos resultados educacionais que temos", explica a diretora do CEMTI, Emiliene Pedrosa. A gestora participou do mesmo intercâmbio este ano, tendo conhecido de perto a realidade da escola pública nos Estados Unidos.
A recepção dos alunos foi calorosa. Logo no início, apresentaram aos visitantes o grupo folclórico de carimbó, o grupo Congos de Oeiras, performances junina e sertaneja. Destaque especial para os vocais de músicas regionais e em inglês, demonstrando a diversidade do que é trabalhado em uma escola com educação em tempo integral.
No auditório novinho construído na escola pelo Governo do Piauí, que também receberá em breve uma quadra poliesportiva, os alunos interagiram com a visitante fazendo perguntas sobre diversos temas, pronunciadas inclusive em inglês.
"Temos muita curiosidade sobre a vida e os costumes americanos, sobre o que eles pensam do Brasil e de como é a educação pública lá", relata o aluno Pedro Silva, que entregou um presente da escola a diretora visitante, falando fluentemente a língua inglesa com a mesma, surpreendendo Kimberly.
Prêmio
Gestão Escolar
Toda essa troca de
experiências educacionais foi possível graças ao Prêmio Gestão Escolar.
Organizado pela CONSED/MEC, este condecora as melhores escolas com o
reconhecimento pelos bons resultados impulsionados por suas gestões.
Eudina Rocha, Diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc (UGIE) aproveitou a oportunidade para anunciar a escola vencedora do Prêmio em 2013. "A Unidade Escolar José Alves Bezerra, da cidade de Monsenhor Hipólito é a grande campeã deste ano, ela, como o CEMTI Pedro Sá e muitas outras escolas do Estado estão trazendo uma nova realidade para a educação pública do Piauí", afirmou.
"O Prêmio Gestão
foi um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos nas escolas da 8ª Gerência
Regional de Educação", relata Marineide Silva, gerente.
Visão da diretora norte-americana
Acompanhada de um
interprete, professor Mário Eduardo, e de uma comitiva formada por diretores de
escolas de Teresina, Grupo Gestor UGIE/Seduc e da diretora da Unidade de Gestão
de Pessoas, Marilene Lima, Kimbely Gilmore ressaltou o que viu de mais
importante na viagem de intercâmbio.
"Cada escola tem uma realidade diferente da outra no Brasil. O que eu levo do Piauí é que independente da realidade em que a pessoa nasceu, ou viva, se ela acreditar no poder transformador da educação, ela vai vencer e é esse o futuro que vejo para os jovens daqui", concluiu a visitante.
Finalizando as atividades do intercâmbio,
será realizado o Seminário de Gestão Escolar, nesta sexta-feira (9), às 8h30,
no Auditório da Associação Piauiense dos Municípios
(APPM).