Abertura do semestre letivo é marcada por destaques e investimentos na Educação do Piauí


"É um prazer estudar aqui e contar com excelentes professores e toda essa estrutura que vai me ajudar a me preparar para o futuro". A fala da jovem Andreza Caroline, estudante do 1º ano do Ensino Médio integrado Técnico em Informática do Centro Estadual de Educação Profissional - Ceep Professor Ruy Leite Berger Filho é compartilhada pelos outros mais de 600 alunos da escola que foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (8), pelo governador Wilson Martins e o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira.



Na oportunidade, aconteceu a solenidade oficial de abertura do semestre letivo das escolas da rede estadual do Piauí. Logo no início da manhã, alunos do Centro de Ensino Médio Didácio Silva encantaram a todos com a apresentação artística da dança "Feitos do Barro" e em seguida a Banda "Fanfarra", composta pelos estudantes da Unidade Escolar Pires de Castro também se apresentaram e mostraram que o talento se faz presente nas escolas.



Com um amplo espaço, o prédio dispõe de seis salas de aula, laboratório de informática, laboratório de ciências da natureza, biblioteca, refeitórios, banheiros adaptados com acessibilidade e uma quadra poliesportiva coberta para sediar atividades esportivas e culturais que vem fazendo parte do dia a dia dos estudantes da rede pública piauiense.



De acordo com Maria Madalena Celestino, diretora do Ceep, é um orgulho fazer parte de um ambiente equipado e preparado para estimular o ensino e a formação da cidadania dos jovens da comunidade.

"Toda a escola se sente motivada. Os alunos e professores olham para toda essa estrutura e ficam maravilhados. Nosso bairro era carente de ensino médio, mas agora todos ganham a oportunidade de continuar os estudos perto de casa", destaca Madalena.



Atualmente, o Ceep Profº Ruy Berger atende cerca de 650 alunos nas modalidades Ensino Médio regula e integrado ao técnico, ofertando cursos profissionalizantes nas áreas de Informática, Contabilidade e Administração. Além disso, o Pronatec e o Mais Saber também ofertam qualificação para os alunos.

O estudante Marcos Vinícius, aluno do 2º ano do curso de informática do Ceep, diz que a escola pública vem melhorando a cada dia e que acredita que seu futuro começa na escola. "Eu vejo que o ensino na rede pública evolui cada vez mais e isso me motiva muito. Temos ótimos professores e toda a escola é empenhada para oferecer educação de qualidade", disse.



Para ofertar a estrutura física completa e garantir um ambiente apropriado para os trabalhos de ensino e aprendizagem, o Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), investiu aproximadamente R$ 1,1 milhão na construção do prédio. A escola conta com rampas que garantem a acessibilidade, promovendo a inclusão de forma justa e igualitária dos estudantes no ambiente escolar.

"É uma alegria poder preencher uma lacuna que existia nessa comunidade. O ensino médio agora está aqui ao alcance de vocês. Aqui também é oferecida a educação profissional e isso já ajuda a garantir um futuro melhor para nossa gente", ressalta o governador Wilson Martins.

Ruy Leite Berger Filho

A escola recebe o nome do talentoso educador Ruy Leite Berger Filho. Ele foi destaque na educação do Piauí e no Brasil. Professor Doutor em Educação, ele também foi secretário de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação.

Professores recebem tablets para ajudar nos trabalhos em sala de aula

Durante a solenidade de abertura do semestre letivo das escolas estaduais do Piauí, o governador Wilson Martins e o secretário Átila Lira fizeram a entregue de tablets para professores da 4ª, 19ª, 20ª e 21ª gerências regionais de educação (Gre). Os novos equipamentos vão fortalecer e estimular o conhecimento em novas tecnologias, além de servirem de ferramenta de pesquisa e incentivo para as atividades pedagógicas.



"Hoje a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. O Governo do Estado tem investido muito para assegurar que professores e alunos estejam inseridos nessa nova realidade. Hoje os professores já estão recebendo os aparelhos e os alunos que se destacarem e mostrarem melhores desempenhos nas atividades escolares também serão premiados com um tablet", garante o secretário.

Já estão sendo entregues 9 mil tablets para os professores da rede pública estadual de ensino. A iniciativa do Governo Estadual busca promover e expandir a inclusão digital nas escolas do Piauí.



"Com essa nova tecnologia ao alcance dos professores, as aulas ficarão mais dinâmicas e isso desperta a atenção dos alunos, garantindo o melhor aproveitamento em sala de aula. Esta é sem dúvida uma grande ação que vai somar para a melhoria da nossa educação", declara Alberto machado, gerente da 21ª Gre.

Wilson Martins e Átila Lira entregam a Medalha Mérito Renascença ao bailarino Luan Batista

Destaque no Brasil e no mundo, o bailarino piauiense Luan Batista recebeu uma homenagem pela sua história de luta e sucesso. O jovem de 17 anos foi aluno da Unidade Escolar Martins Napoleão, localizada no bairro Promorar. Há oito anos, ele se mudou para Santa Catarina para estudar na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, através de uma bolsa ofertada pelo Governo do Piauí e Seduc.



Recentemente, Luan foi protagonista de uma grande conquista para o Piauí. Ele levou o bronze no "XII Moscow Ballet Competition", na Rússia. Hoje, o jovem é referência e serve de inspiração para muitos jovens no Estado. O bailarino, que conquistou o mundo através da dança, ficou surpreso com o anúncio da homenagem.

"Nossa. Estou surpreso e muito feliz. Receber essa medalha aqui no meu Estado é com certeza, um grande prêmio. Quero agradecer ao Governo do Estado pelo investimento na arte e pela bolsa. A medalha que conquistei na Rússia é minha e também do Piauí", conta Luan.

A Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

"O Luan é o motivo de orgulho para todos nós. é um jovem brilhante que mostrou para o mundo que o estudante da escola pública tem capacidade para chegar onde quiser e obter sucesso na carreira que escolher. Essa homenagem é muito merecida. Parabéns para esse talento piauiense", diz o secretário Átila Lira.

Educação ganha mais investimentos


Ainda durante a solenidade de início das aulas, a Educação ganhou mais uma iniciativa do Governo do Piauí. Wilson Martins e Átila Lira anunciaram a reforma da escola Martins Napoleão, a mesma onde estudou o jovem bailarino Luan Batista. A autorização para a abertura do processo licitatório foi assinada e em breve alunos e professores serão contemplados com um novo ambiente de ensino, devidamente equipado e projetado para garantir mais conforto e qualidade aos trabalhos pedagógicos.



"Essas ações fazem parte de um conjunto de projetos que já estão sendo executados. Com a ajuda do secretário Átila Lira, estamos construindo uma verdadeira transformação na Educação do Piauí. Hoje, a maioria das nossas escolas contam com laboratórios, quadras poliesportivas e bibliotecas. Isso é muito gratificante", comemora o governador Wilson Martins.

Foto: João Pio (Seduc) e Thiago Amaral (Ccom)