Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população
A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) alcançou um dos melhores desempenhos entre os órgãos públicos do estado, registrando 99,6% de resolutividade e manteve 99% das respostas dentro do prazo legal em 2025, de acordo com dados do Painel “Resolveu?”, da Controladoria-Geral da União (CGU).
Outro destaque foi o tempo médio de resposta de 9,08 dias, bem abaixo do limite de 30 dias previsto em lei. Entre 1º de janeiro e 2 de novembro de 2025, a Ouvidoria da Seduc-PI recebeu 1.793 manifestações, das quais praticamente todas tiveram resposta conclusiva.
O painel, elaborado pela CGU, apresenta um panorama detalhado da atuação das ouvidorias públicas em todo o país, avaliando aspectos como tempo de resposta, cumprimento de prazos e efetividade das soluções apresentadas.
As manifestações mais frequentes buscavam resolver dúvidas quanto a temas como Educação Básica, Ensino Médio, certificados e diplomas, acesso à informação, gestão escolar e administração.
O alto índice de respostas para as dúvidas da população reforça o aprimoramento de políticas e fortalece o vínculo entre escola e comunidade, investindo em canais acessíveis, transparência e uso estratégico dos dados da Ouvidoria.
“Uma gestão pública moderna precisa ter uma escuta ativa e resolutiva. A Ouvidoria é um instrumento essencial para aproximar o cidadão da Educação, garantir transparência e transformar demandas em soluções concretas”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Canais de atendimento da Ouvidoria Setorial da SEDUC-PI
E-mail: ouvidoria@seduc.pi.gov.br
Telefone/WhatsApp: (86) 99484-1599
FalaBR: https://falabr.cgu.gov.br/web/home