Seduc leva mais de 3 mil estudantes para a Felipi e reforça incentivo à leitura

Mais de 3 mil Estudantes da rede estadual participam da 4ª Feira da Literatura Piauiense (Felipi), no Sesc Cajuína, em Teresina. O evento reuniu escritores, editoras e uma programação diversificada com palestras, preparação para o Enem, oficinas e apresentações culturais, aproximando os jovens do universo dos livros.

Na tarde desta quinta-feira (25), o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, visitou a feira, acompanhou a participação dos Estudantes e destacou a leitura como prioridade da política educacional do Estado. Ele lembrou que a Seduc distribuiu cheques-livros de R$ 30 para cada aluno da rede estadual e mantém o Clube de Leitura Seduc, programa que promove rodas de conversa, encontros com autores, desafios e concursos literários, fortalecendo o hábito da leitura nas escolas.

“O investimento em leitura é investimento no presente e no futuro. Quando entregamos cheques-livros e criamos programas como o Clube de Leitura Seduc, garantimos que cada jovem tenha acesso à literatura, expanda horizontes e desenvolva competências fundamentais para a vida. O Piauí já universalizou o Ensino Médio em Tempo Integral e agora fortalece a leitura como um pilar dessa transformação”, afirmou o Secretário Washington Bandeira.

Entre os corredores da Felipi, Estudantes celebraram a oportunidade de escolher livros e viver novas experiências. Para Yuri Matheus, do Ceti Caluzinha Freire, a feira é uma chance única. “É maravilhoso, conseguimos conhecer outras culturas e viver histórias diferentes”. Já Carlos Henrique Costa destacou a variedade de títulos. “Vou levar para casa o livro que eu tanto queria. É muito bom ter essa oportunidade de encontrar tantas opções em um só lugar”.

A Felipi aconteceu de 23 a 25 de setembro com intensa programação e a presença de escritores piauienses e nacionais. “Para a Seduc, participar da feira é mais uma forma de mostrar que a Educação e a cultura caminham juntas na formação dos jovens piauienses.”, finalizou Bandeira.