Seduckathon: Estudantes da rede estadual iniciam viagem para intercâmbio educacional na Alemanha

Emoção, expectativa e orgulho marcaram a tarde desta sexta-feira (29), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. Um grupo de estudantes da rede estadual do Piauí embarcou rumo à Alemanha para vivenciar um intercâmbio educacional inédito, fruto do Seduckathon 2025, o maior hackathon de escolas públicas do mundo.


A delegação reúne dez estudantes premiados com as melhores notas em Língua Portuguesa e Matemática no primeiro trimestre, além do time de Tecnologia da Informação do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, em Fronteiras, que conquistou o 4º lugar na competição com o projeto OLIMPATH – Aplicativo de Preparação para Olimpíadas.

A viagem integra um programa pioneiro que levará, ao todo, 130 alunos da rede estadual para seis países: Portugal, China, Alemanha, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos.

Entre os viajantes está Matheus Xavier Rodrigo, integrante da equipe responsável pelo OLIMPATH, do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais. O jovem não escondeu a alegria de realizar um sonho que parecia distante.

“Fiquei muito feliz em saber que poderia conhecer um dos meus países favoritos e a história dele presencialmente. Sempre gostei de estudar programação e agora vou ter a chance de aprender ainda mais, na prática, em oficinas e espaços de inovação. Também espero conhecer de perto aspectos da própria história do país”, contou.

Matheus também destacou o apoio da família, emocionado com a conquista e diz que quer trazer na bagagem de volta, muito conhecimento. 

“Minha mãe é cabeleireira e meu pai é pintor, sempre me apoiaram nessa caminhada. Ela ficou triste por eu ter que ir, mas ao mesmo tempo muito feliz por mim. Nós somos os primeiros da história da escola a viajar para outro país antes mesmo do 3º ano e isso é algo muito grande. Quero incentivar meus colegas a tentarem todos os dias, porque essa é uma oportunidade que pode transformar a vida de qualquer estudante da rede pública”, ressaltou.


Selecionado pelo seu desempenho acadêmico, Heric Eduardo dos Santos Paiva, estudante do CETI João Henrique de Almeida, também embarcou cheios de expectativa. 

“Eu fui classificado pelas melhores notas e o pessoal do Seduckathon escondeu a notícia até o último momento. Quando ela chegou, foi algo mágico”, relembrou.

Heric fez questão de agradecer o apoio da família e afirma que a conquista simboliza o poder transformador da educação. “A minha família sempre foi o meu maior suporte. Quando eu disse que iria pra Alemanha, com tudo pago pela Seduc, eles ficaram muito felizes, mas também preocupados. Acho que é a reação mais normal. Meu pai é professor e minha mãe é dona de casa e ver o orgulho deles é muito especial”, contou.

Auricélia Sousa está radiante com a conquista do filho. Ela é mãe do estudante Francisco Sousa, integrante do time de Fronteiras. “Ele só ficou longe de mim no máximo 3 dias. A gente fica um pouco preocupada, mas confio nele e na equipe da Seduc que está acompanhando. Estou feliz que ele está realizando os sonhos dele”, afirma a dona de casa. 

Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o intercâmbio simboliza a nova realidade da rede estadual de ensino. “O Piauí vive um momento histórico. Estamos levando nossos estudantes a experiências internacionais que unem prática, inovação e protagonismo”, pontuou. 

Intercâmbio fruto de dedicação e inovação

Na Alemanha, a experiência será conduzida por profissionais do MotionLab.Berlin, um dos maiores hubs de inovação e prototipagem da Europa, em parceria com o TUMO Portugal.

Durante a formação, os estudantes irão explorar áreas emergentes, como impressão 3D, design de produtos sustentáveis, processos de inovação, carpintaria e metalurgia, além de oficinas técnicas e espaços de coworking conectados ao setor empresarial europeu.

A conquista reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir oportunidades concretas de transformação de vida por meio da educação.