Estudantes piauienses iniciam intercâmbio em Lisboa com imersão em centros de inovação e tecnologia
Os 20 estudantes e quatro professores da rede estadual do Piauí vencedores do Seduckathon 2025 deram início, nesta segunda-feira (11), à experiência de intercâmbio em Lisboa, Portugal. Durante 30 dias, o grupo terá aulas e atividades no TUMO Lisboa, centro reconhecido por integrar tecnologia e criatividade na formação de jovens.
O primeiro dia foi de descobertas. Logo cedo, os piauienses participaram de visitas guiadas ao TUMO e à Escola 42, instituições que são referência mundial em ensino inovador. A Escola 42 está presente em mais de 30 países, reúne mais de 21 mil alunos e oferece, gratuitamente, um dos programas de programação mais conceituados do mundo, aberto a qualquer pessoa com mais de 17 anos, sem pré-requisitos de formação. Já o TUMO oferece, de forma gratuita, formação para jovens de 12 a 18 anos em áreas que unem tecnologia e expressão artística, como fotografia, animação, desenvolvimento de jogos, programação, música, design gráfico, cinema e robótica.
A programação seguiu com uma palestra de ex-alunos da Escola 42, que hoje atuam em carreiras tecnológicas de destaque. Os estudantes também acompanharam a apresentação oficial do programa de intercâmbio, participaram de um almoço de integração, dinâmicas de acolhimento e encerraram o dia com a primeira aula no centro de formação.
“Estar em Portugal para estudar
tem sido um sonho. Vamos conhecer novos lugares e aprender muito mais sobre
Programação e Desenvolvimento Digital. Quero levar o máximo possível dessa
experiência para a minha vida profissional e pessoal”, conta Daiana da Silva,
de Caldeirão Grande.
Durante o intercâmbio, que acontece até 6 de setembro, os estudantes terão acesso a laboratórios temáticos de programação web, visualização de dados, realidade virtual, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, internet das coisas, produção musical e cinema digital. O objetivo é desenvolver competências técnicas e criativas, fortalecendo o protagonismo juvenil e a empregabilidade.
Para o secretário de Estado da
Educação, Washington Bandeira, a experiência é transformadora. “O Seduckathon
já nasceu como um incentivo à inovação, mas, agora, vai além. Com o
intercâmbio, nossos estudantes ampliam horizontes, vivenciam outras culturas e
conhecem metodologias que estão moldando o futuro do trabalho. Eles voltam mais
preparados para criar soluções que façam diferença no Piauí e no Brasil.”
O intercâmbio educacional em
Lisboa é resultado da política de valorização do ensino técnico e de incentivo
à inovação promovida pela Secretaria de Estado da Educação. Ao longo do mês, o
grupo piauiense terá contato direto com profissionais, tecnologias e práticas
de ensino que fazem parte do ecossistema global de inovação.