Seduc realiza pagamento de mais de 4 mil bolsas do Programa Oportunidade Jovem |
Seduc e SSP iniciam projeto que reforça cultura de paz nas escolas do Piauí
“Quando a Polícia está próxima, explicando como nossas ações podem influenciar os amigos a escolher um bom caminho, isso faz diferença.” A fala do estudante Abraão Lucas, do CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, resume o espírito do projeto Papo com a PC, que iniciou sua fase piloto nesta semana no Centro Cultural de Línguas, em Teresina.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). O objetivo é aproximar a Polícia Civil da comunidade escolar, promover o diálogo e levar orientações sobre segurança, cidadania e convivência pacífica.
Na estreia, cerca de 200 estudantes e professores acompanharam a palestra do delegado Charles Silveira sobre “O papel da Polícia Civil no fortalecimento da cultura de paz e segurança nas escolas”. Também foi apresentado o B.O. Fácil, sistema que facilita e agiliza o registro de ocorrências.
Até novembro, a fase piloto deve chegar a cinco escolas da rede estadual, abordando temas como violência doméstica, uso de drogas, bullying e cyberbullying, violência sexual, porte de armas e crimes de ódio. As conversas incluem espaço para perguntas e trocas de experiências entre policiais e estudantes.
Para Maria Clara, colega de Abraão no CETI Monsenhor Raimundo Nonato Melo, a ação tem impacto direto no ambiente escolar. “Ter os policiais nessas orientações sobre como agir nas situações é fundamental para que não haja violência. Foi um papo esclarecedor”, contou.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, afirma que a parceria amplia a rede de proteção escolar. “Educar para a vida é também educar para a convivência pacífica. O projeto é mais uma frente para garantir um ambiente seguro e acolhedor para nossos estudantes, dentro e fora da escola”, disse.
O Papo com a PC integra o programa Saúde e Segurança nas Escolas Seduc, que reúne ações como Justiça Restaurativa, Busca Ativa Escolar, Plano de Segurança, Saúde Digital, mediação de conflitos, desenvolvimento da inteligência emocional e suporte psicológico com equipes multiprofissionais. A iniciativa busca fortalecer laços e criar pontes para que a escola seja, cada vez mais, um espaço de aprendizado, respeito e segurança para todos.