Estudantes do CETI Martins Napoleão representam o Piauí no JEBS de Futsal Feminino Sub-18
Do bairro Promorar, em Teresina, para o cenário nacional. O time feminino de futsal Sub-18 do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Martins Napoleão iniciou, nesta terça-feira (29), sua jornada na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) 2025, em Aracaju (SE). Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), as estudantes-atletas representam o Piauí e buscam uma vaga no Mundial.
Até o dia 3 de agosto, o torneio organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) reúne as melhores equipes escolares do país, em busca da classificação para o Mundial da categoria em novembro. Na fase classificatória, o time enfrentará as seleções escolares de São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.
Conquista e estreia nacional
A equipe do CETI Martins Napoleão garantiu sua presença após conquistar o título da seletiva estadual promovida pela Federação de Esportes Estudantis do Piauí (FEEPI), parceira da CBDE no estado. Para muitas das atletas, esta é a primeira grande viagem de avião e o primeiro contato com outras realidades.
“É uma honra representar o nosso estado após vencer outras equipes que buscavam essa vaga. Vamos em busca da vitória!”, afirmou Nara Lorrany Batista.
Já Vitória Pimentel está confiante na campanha do time piauiense. “A gente trabalha muito bem nos treinos para chegar à etapa nacional, enfrentar adversárias experientes e mostrar nosso talento.”
Treinos e apoio da escola
Dedicadas, as atletas, com idades entre 15 e 18 anos, conciliam os estudos com uma rotina intensa de treinos, que ocorrem na própria quadra da escola, três vezes por semana, sob orientação do professor de Educação Física Luiz Júnior.
A iniciativa começou em 2018, dentro das aulas regulares, quando o professor identificou o potencial das estudantes. O projeto foi fortalecido pelo programa Seduc Esportiva, que apoia o desenvolvimento esportivo nas escolas da rede estadual com recursos para estrutura, materiais e incentivo à participação em competições.
“O projeto começou de forma simples, com dedicação e espírito coletivo. Ganhou força com a adesão das meninas e o apoio da gestão escolar, por meio do Seduc Esportiva. A vontade de representar a escola e o estado se transformou em motivação para treinar, competir e sonhar com algo maior. E o melhor: conseguimos!”, celebra o professor Luiz Júnior.
Esporte como ferramenta de transformação
A participação no JEBS conta com o apoio direto da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, reafirmando o compromisso com uma educação integral e inclusiva.
“Essas jovens atletas são exemplos do potencial transformador da escola pública. A SEDUC seguirá investindo em programas que promovam o desenvolvimento pleno dos estudantes, dentro e fora da sala de aula”, afirma o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Sobre o JEBS 2025
A edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) de Futsal Feminino Sub-18 reúne cerca de 500 atletas e chefes de delegação de 21 estados e do Distrito Federal. A competição é considerada a maior do esporte escolar no país e tem como pilares o fomento ao esporte de base, o intercâmbio cultural entre jovens e a revelação de novos talentos para o cenário esportivo nacional.