Turismo Escolar: Ópera na Serra da Capivara transforma aula em experiência inesquecível
“Foi uma experiência única sobre a riqueza do Piauí. Nunca imaginei aprender tanto fora da sala de aula”, relatou emocionada Ana Vitória, estudante do CETI Moderna, de São Raimundo Nonato, após assistir à ópera encenada no coração da Serra da Capivara.
Neste domingo (27), cerca de 400 alunos da rede estadual viveram uma experiência inesquecível ao assistir, ao ar livre, a uma versão sertaneja do clássico “O Fantasma da Ópera”, apresentada entre os paredões e cavernas do Parque Nacional da Serra da Capivara.
A apresentação integrou o Projeto Turismo Escolar, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur).
Vindos de escolas de tempo integral dos municípios de Canto do Buriti, São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, os estudantes foram imersos em um espetáculo que reuniu música, dança, acrobacias e elementos da cultura nordestina, adaptando a ópera ao cenário e à identidade do sertão piauiense.
“O espetáculo mostrou de forma única as riquezas do nosso Piauí”, afirmou o estudante Apollo Neri S. R. de Macedo, também do CETI Moderna.
A experiência integra uma jornada de aprendizagem organizada em antes e depois da viagem. Os alunos participam de atividades voltadas à arte, história, meio ambiente e identidade cultural. Todo o registro da vivência será transformado em conteúdo audiovisual e videocasts para o Canal Educação, servindo como material complementar ao currículo da rede estadual.
Com o Projeto Turismo Escolar, a educação piauiense reafirma seu compromisso com uma formação que conecta território, cultura e protagonismo estudantil. “O Tempo Integral amplia o tempo que os estudantes passam na escola, mas também amplia as oportunidades de aprender de um jeito diferente, mais interativo e lúdico”, destacou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.