Com App Inclusivo, Estudantes Seduc de Pedro II se destacam em evento nacional de tecnologia |
Com App Inclusivo, Estudantes Seduc de Pedro II se destacam em evento nacional de tecnologia
Em São José dos Campos (SP), cinco estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Angelina Mendes Braga, de Pedro II, representaram o Piauí na Semana EAT – Escola Avançada de Tecnologia. A equipe foi a única do estado no evento, depois de conquistar a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Tecnologia com o app Cognitus – uma ferramenta pensada para apoiar estudantes com TDAH, autismo e dislexia, reduzindo ansiedade e elevando a autonomia nos estudos.
“Chegamos lá com o objetivo de transformar histórias por meio da tecnologia e retornamos inspirados”, conta Rafael Magalhães, membro da equipe, que conta também com os estudantes Dalila Andrade, Gustavo Barros, Débora Lima e Camila Freire, sob orientação do professor Cleber Araújo.
Durante a Semana EAT, os jovens não só apresentaram o Cognitus, mas também trocaram experiências com mentores da FATEC, UNIFESP e do MIT, além de visitar o INPE e o Memorial Espacial. Foi um mergulho intenso em inovação e pesquisa, com feedbacks que prometem afinar ainda mais o aplicativo.
“O Cognitus surgiu do olhar atento às necessidades dos colegas na sala de aula”, lembra Dalila Andrade. “Nossa ideia é organizar tarefas de forma personalizada para aliviar a sobrecarga cognitiva de quem é neurodivergente”, conta Débora sobre o aplicativo.