Piauí é destaque nacional no uso de Inteligência Artificial na Educação Básica durante seminário promovido pelo MEC

O pioneirismo do Piauí na implantação da disciplina de Inteligência Artificial (IA) na educação básica ganhou novo reconhecimento nacional durante o Seminário de Inteligência Artificial na Educação Básica, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Unesco e o Cetic.br|NIC.br.

Durante o evento, que reuniu especialistas, gestores e educadores de todo o país, o modelo adotado pelo Piauí foi apresentado como referência no painel “Inteligência Artificial, Aprendizagem e Currículo: promovendo habilidades digitais dos estudantes”, realizado nesta quinta-feira (17).


O estado se destaca como o primeiro das Américas a inserir o ensino de IA de forma obrigatória na educação básica, reconhecimento formalizado pela Unesco. Desde o início de 2024, mais de 120 mil estudantes da rede pública estadual passaram a cursar a disciplina no 9º ano do Ensino Fundamental e em todas as séries do Ensino Médio.

Tempo Integral com foco em disciplinas inovadoras

A experiência piauiense foi compartilhada entre outras iniciativas nacionais, com ênfase em como o tempo integral permitiu à rede estadual incluir a IA no currículo de forma estruturada e alinhada às competências do século XXI. A formação de professores de diversas áreas, as parcerias com instituições como Google, Unipampa e Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação têm sido fundamentais para a consolidação da proposta.


“O ensino de Inteligência Artificial é uma ferramenta que amplia horizontes e prepara nossos estudantes para qualquer área que desejem seguir”, destacou o Superitendente Executivo Rodrigo Torres,  que representou o Secretário de Educação, Washington Bandeira, durante o seminário.

Aliada a formação profissional, no Piauí a IA tem estimulado os estudantes a criarem soluções reais para desafios das comunidades locais. A estruturação de um modelo pedagógico padronizados, rede de apoio aos professores e uso de plataformas digitais tem sido apontada como diferencial para o engajamento e sucesso da iniciativa.

“O protagonismo estudantil, formação de professores  e o uso estratégico da tecnologia são pilares da nossa política educacional. O trabalho liderado pelo Governador Rafael Fonteles e por toda a equipe da Seduc mostra como o Piauí está construindo um novo modelo de escola pública, com base na inovação, inclusão e transformação social”, afirmou o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Sobre o evento

O Seminário de Inteligência Artificial na Educação Básica integra as ações da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e tem como objetivo fomentar o diálogo interinstitucional para embasar políticas públicas e referenciais educacionais voltados ao uso ético, crítico e pedagógico da IA.

Com a presença de cerca de 250 especialistas de todas as regiões do país, a programação incluiu debates sobre práticas pedagógicas, gestão escolar e desenvolvimento de competências digitais para uma educação conectada com o futuro