Piauí terá 654 escolas participando da 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Estudantes classificados na primeira fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) farão no dia 15 de setembro, sábado, às 14h30, a prova da 2ª fase da Olimpíada.

A OBMEP é um projeto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos da área. É realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e pelo Ministério da Educação. Desde 1995, a Olimpíada vem crescendo a cada ano e criando um ambiente estimulante para o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país.

O Estado do Piauí terá 654 escolas estaduais com alunos classificados participantes da 2ª fase. Esses alunos farão as provas em centros de aplicação escolhidos pela OBMEP.

A 1ª fase da Olimpíada teve a participação de mais de 19 milhões de alunos de escolas da rede pública de ensino. Na segunda fase, participam os 5% dos estudantes de cada escola inscrita com melhores resultados na primeira avaliação. Assim, estão habilitados a fazer a prova cerca de 800 mil estudantes.
 
Os alunos classificados deverão comparecer aos locais das provas com documento de identificação. Diferenciada por níveis de participação (nível 1: alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível 2: alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e nível 3: alunos de qualquer ano do ensino médio), a prova é discursiva e tem duração de três horas.
 
A lista dos premiados será divulgada em 30 de novembro de 2012 na página da OBMEP (www.obmep.org.br). Serão premiados 500 alunos com medalhas de ouro; 900 com medalhas de prata; 3.100 com medalhas de bronze; e até 46.200 alunos com certificados de menção honrosa. 
 
Todos os alunos premiados com medalhas (4.500) serão convidados a participar do PIC ? Programa de Iniciação Científica da OBMEP. Com duração de 12 meses, o PIC visa despertar nos participantes o interesse pelo aprofundamento dos conhecimentos matemáticos e o gosto pela ciência.