Estudantes Seduc encantaram o Brasil com performance em homenagem à Lady Gaga |
Estudantes Seduc encantaram o Brasil com performance em homenagem à Lady Gaga
No interior do Piauí, a escola pública virou palco de espetáculo internacional — literalmente. Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Leonardo das Dores, em Esperantina, viralizaram nas redes sociais após encenarem com impressionante fidelidade um trecho do show da cantora Lady Gaga, realizado em maio no Rio de Janeiro. A apresentação, parte de uma gincana escolar, emocionou milhares de pessoas e já alcança números expressivos de engajamento nas plataformas digitais.
Com figurinos, coreografias e domínio do inglês, os jovens da rede pública estadual piauiense protagonizaram um momento de celebração artística, protagonismo estudantil e valorização da cultura pop em contexto educacional. O vídeo se espalhou rapidamente pelo TikTok, Instagram e X (antigo Twitter), chamando atenção pela estética apurada e pela desenvoltura dos alunos e principalmente pela potência de uma escola que incentiva sonhos e talentos.
Arte, inglês e protagonismo na escola pública
A ideia partiu dos próprios estudantes e contou com o apoio de professores e da direção da escola. Para interpretar a artista conhecida como “Mother Monster”, a aluna Kelvia Araújo mergulhou na performance original da cantora e emocionou o público com sua entrega no palco.
“Foi mágico. A gente ensaiou tudo com muito amor, como uma equipe mesmo. Nunca pensei que algo feito aqui na nossa escola pudesse chegar a tanta gente. É um orgulho enorme ver que conseguimos emocionar e representar bem a arte que a gente ama”, comemora a jovem.
Além da dedicação artística, a atividade também envolveu aprendizado prático da língua inglesa. “A proposta nasceu de forma colaborativa e ganhou força com o apoio dos professores. Trabalhamos com o professor de Inglês da escola para entender o significado da canção e aplicar o idioma de forma prática, viva e significativa”, explica a professora Yara Ramos, mentora da atividade.
Tempo integral que transforma
A apresentação fez parte de uma gincana pedagógica idealizada pela escola para integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular o desenvolvimento pleno dos estudantes. Mais do que uma atividade recreativa, a iniciativa envolveu habilidades de diversas disciplinas — como interpretação de texto, raciocínio lógico, domínio da língua inglesa, expressão corporal, trabalho em equipe e criatividade — evidenciando o potencial da interdisciplinaridade dentro do modelo de educação em tempo integral, ofertado em 100% das Escolas de Ensino Médio do Piauí.
“Esse tipo de atividade é uma ponte entre o currículo formal e o mundo dos estudantes. Em um único projeto, eles colocam em prática competências de diversas disciplinas, desenvolvem criatividade, liderança e se expressam por meio da arte. É exatamente esse o espírito do tempo integral que estamos construindo no Piauí”, afirma o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Um Piauí que inspira o Brasil
A repercussão do vídeo e a qualidade da apresentação evidenciam um novo momento da educação pública piauiense. A escola, além de preparar para o ENEM e o mercado de trabalho, vem se consolidando como espaço de cultura, arte, expressão e pertencimento.
“É emocionante ver a escola sendo vivida com tanta intensidade pelos estudantes. O brilho nos olhos deles, a dedicação nos ensaios, o apoio dos professores e o alcance que isso teve nas redes mostram o quanto vale a pena investir em uma educação pública moderna, humana e conectada com o mundo”, completa a professora Yara.