Em Castelo do Piauí, Estudantes Seduc transformam Escola em espaço de sustentabilidade e inovação

Em Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina, o futuro se constrói na horta do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso. Na escola, sustentabilidade deixou de ser um conceito abstrato para virar prática diária dos estudantes.


A horta comunitária vai além do cultivo, funcionando como um verdadeiro laboratório de Educação Ambiental. Os alunos são responsáveis por todas as etapas, desde o preparo do solo até a colheita, incluindo adubação, irrigação e controle de pragas. O projeto é liderado pelo grêmio estudantil, com o suporte da direção e a orientação técnica de um engenheiro agrônomo.

“A gente aprende na prática. Desde a poda do maracujá até a prevenção de pragas. Ver o resultado dá orgulho. A gente se sente mais conectado com a natureza e com o que consome”, conta Diogo, um dos alunos envolvidos no projeto.

O cultivo começou com melancias e hoje inclui também tomates e maracujás. Toda a produção é destinada ao consumo interno da escola, promovendo alimentação saudável e senso de pertencimento entre os estudantes.


Conhecimento que gera transformação

O projeto ganhou destaque além dos limites da escola. No Seduckathon 2024, os estudantes apresentaram uma proposta de horta sustentável que utiliza tecnologia para facilitar o cuidado das plantas, com sensores que monitoram a terra e um sistema que reaproveita a água dos aparelhos de ar-condicionado para irrigar a horta. Soluções simples que fazem muita diferença.

Com o apoio do Programa PIBIC-Jr, uma parceria da Seduc com a FAPEPI, os alunos também ampliaram seus estudos para a comunidade local. Durante quase um ano, investigaram a realidade dos pequenos produtores rurais, analisando a economia familiar e buscando maneiras de torná-la mais sustentável. A meta foi compreender como a agroindústria da região gera renda e identificar formas de fortalecer essa produção, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


“O contato direto com a realidade local aproxima os estudantes do seu território e mostra que o conhecimento é uma poderosa ferramenta de transformação”, ressalta o Secretário de Educação do Estado, Washington Bandeira.

De Castelo para o Parlamento Juvenil

Toda essa vivência levou a estudante Iulla Miguel a dar um passo além. Inspirada pelo projeto da horta e pela conexão com a terra, ela criou a proposta “Escolas Climáticas por Meio da Agroecologia e Arborização” e foi selecionada para o Parlamento Juvenil 2025, um programa que simula a atividade parlamentar e promove o protagonismo juvenil.

Na proposta, Iulla sugere transformar escolas em polos de educação ambiental, com áreas verdes compostas por espécies nativas representando os biomas brasileiros e práticas agroecológicas no cultivo de alimentos. A ideia conversa diretamente com metas da Agenda 2030 e com os debates previstos para a COP30, que acontece este ano em Belém.

“Queremos que a escola continue sendo espaço de conhecimento, mas também de prática, de consciência ambiental e de conexão com o nosso território. Essa é uma forma de mostrar que é possível aprender mudando o mundo à nossa volta”, explica Iulla.

Educação que enraíza propósito

O que acontece no CETI Cônego Cardoso é mais do que um projeto escolar. É a prova de que quando os jovens têm espaço, apoio e voz, eles constroem soluções concretas para os desafios do presente e plantam as bases de um futuro mais justo e sustentável.