Educação de Jovens e Adultos chega aos internos da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz


Na manhã desta quarta-feira (17), o secretário de Estado da Educação, Átila Lira representando o Governador Wilson Martins, esteve na Unidade da Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz, localizada na Estrada da Cacimba Velha. 

O objetivo da visita foi a aula inaugural de implantação da escolarização para jovens e adultos, nas modalidades Ensino Fundamental e Médio, de forma semi-presencial.

"É um compromisso do Governo do Estado oferecer todas as condições necessárias para que vocês saiam daqui aptos para o mercado de trabalho. Essas novas modalidades implantadas ajudarão vocês nesse processo. Estamos trazendo a Educação básica e já temos a Educação profissional", disse o Secretário aos jovens.

Atualmente, a Unidade atende 90 internos, de idades entre 15 e 35 anos, e através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), já conta com o Programa de Educação com Mediação Tecnológica - MAIS SABER, Ensino Técnico e Profissional, em parceria com o Instituto Federal do Paraná, disponibilizando os cursos de Administração, Agente de Saúde e agora Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Rosimar Costa, diretora da unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, explica como as aulas acontecerão. "Estamos desenvolvendo uma rotina escolar adequada. Nossa preocupação é trazer a escolarização sem prejudicá-los no tratamento, as aulas serão inseridas no dia a dia e também os ajudarão na recuperação", destacou.

Para Bartolomeu Filho, interno na Instituição há quatro meses, as aulas disponibilizadas ajudam também nas outras tarefas. "Estar aqui dentro e poder frequentar uma sala de aula me incentiva a continuar e fazer outras coisas. Hoje, eu sei que ainda tenho tempo de aprender muito e que estou aqui também para estudar", relatou.

A Fazenda da Paz vai poder contar com todo o suporte técnico e pedagógico da Seduc, através da Ueja, que disponibiliza técnicos capacitados para orientar nas atividades de ensino e aprendizagem, garantindo a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Na oportunidade foi apresentada a sistemática de trabalho aos membros da comunidade, além de uma palestra sobre motivação para o público.