GRE discute gêneros alimentícios em Uruçuí

Com o objetivo de debater a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, para atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE-2013, a 11ª Gerência Regional de Educação - GRE, localizada em Uruçuí realizou reunião onde foram debatidos aspectos como: organização dos agricultores, a importância da utilização dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar, per capta recebidos pelas escolas e a importância do processo para o fortalecimento da Agricultura na região e atendimento a Lei. Técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), gestores de escolas e técnicos da GRE participaram do encontro.

"Esta é uma política de intervenção da secretaria em consonância com a política do governo, que apóia os pequenos produtores rurais em relação a geração de Emprego e renda, contribui para a qualificação da alimentação escolar e fortalece a economia da região", disse a Gerente Regional da 11ª GRE, Maria Trindade.

Estiveram também presentes na reunião, representantes de órgão como: Emater, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações de Pequenos Produtores, Assentamentos, dentre outros. "A reunião foi importantíssima para o SINTRAF, vamos valorizar os produtos que são produzidos no município e despertar o interesse dos demais agricultores familiares a produzir mais, por ter mercado consumidor", disse o presidente do SINTRAF - Uruçuí, Renato Pereira Gomes.

Para os diretores de escolas da região, a avaliação da reunião foi positiva. "Foi uma reunião muito importante e com muitos esclarecimentos que poderão beneficiar os agricultores de nossa região, além de melhorar a qualidade da merenda de nossas escolas", pontua a Professora Mª Nilce dos Santos, diretora substituta da Unidade Escolar Cícero Coelho.

De acordo com a nutricionista da Seduc, Denise Santos, é importante a realização de eventos nesse sentido. "O encontro foi  um momento de enriquecimento para os envolvidos nesse processo", comenta. Já Laene Verucci, nutricionista da GRE, ficou bastante satisfeita com a participação da comunidade. "Foi grande a satisfação de ver a sala lotada, entre diretores, agricultores e representantes de entidades, discutindo o processo de Agricultura Familiar", Concluiu.