Produtores do Futuro realiza Dia de Campo em quilombo no Semiárido


O Programa Produtores do Futuro, uma parceria entre Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura e a Embrapa, vem promovendo alternativas para o desenvolvimento sustentável em regiões que têm dificuldades para o manejo de práticas agrícolas.  Queimada Nova é uma dessas áreas, localizada no Semiárido piauiense, a 500 Km de Teresina, o município teve seu "Dia de Campo" do programa, realizado na última terça-feira (9).



"No quilombo Tapuio, tivemos a presença de técnicos e produtores de toda a região, além de secretários municipais de agricultura de Paulistana, São Francisco de Assis, São João do Piauí, Nova Santa Rita, Simplício Mendes e Petrolina do Estado do Pernambuco", informa Pacelli Rodrigues, articulador local.



O evento foi realizado através das ações do Projeto Produtores do Futuro/Biofort, com o apoio do Sindicato de Produtores Rurais de Queimada Nova e Obra KOLPING, que produziu um vídeo sobre o trabalho realizado no município pelo Programa. A ocasião também foi marcada pela entrega de kits de irrigação para os produtores.



Segundo o coordenador do Programa na Embrapa, Marcos Jacob, a satisfação dos pequenos produtores com os resultados da colheita está despertando o interesse de outros municípios em iniciar o projeto BioFORT. "Hoje contamos com unidades de batata-doce e de feijão biofortificados no município de Queimada Nova e em breve teremos dia de campo sobre feijão ARACE", explica.

 

Os resultados obtidos em Queimada Nova, e em outros municípios do Semiárido, tem sido norteadores de uma alternativa de intervenção com tecnologias da Embrapa, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região. As escolas agrotécnicas e Família Agrícola, são peças fundamentais nesse processo, onde o aluno é o técnico que faz a ligação entre escola e agricultura familiar.