Seduc moderniza gestão com o Portal de Serviços e outras inovações digitais |
Mais de 110 mil Estudantes Seduc participam do 4º Simulado SAEB
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou 554 escolas estaduais nesta quarta-feira (13) para a aplicação do 4º Simulado SAEB 2024. A iniciativa envolveu 4.088 turmas e contou com a participação de 112.111 alunos, com o objetivo de avaliar e acompanhar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, fundamentais no processo de ensino-aprendizagem.
Destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o simulado incluiu 26 questões, proporcionando uma oportunidade de familiarização com o formato do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A ação faz parte do programa Avalia +, dentro da estratégia de Gestão da Aprendizagem da Seduc.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância dos simulados como preparação para as provas do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI), que acontecerão entre os dias 18 e 29 de novembro. “Essas avaliações são ferramentas essenciais para aprimorar o ensino e a aprendizagem, alinhadas à nossa meta de elevar o Piauí ao primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme estabelecido pelo governador Rafael Fonteles”, afirmou Bandeira.
O SAEPI avaliará a qualidade do ensino nas redes estadual e municipal, abrangendo 318.149 alunos do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. A expectativa é que os dados obtidos contribuam para um diagnóstico preciso das necessidades educacionais, apoiando o aprimoramento contínuo do ensino.
Entre as escolas participantes, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Isabel Moreira Gomes, em Piripiri, destacou a importância do simulado. Segundo a gestora Auzenir Moraes, a atividade permite identificar as áreas que precisam de reforço, facilitando a revisão de conteúdos essenciais. “Esse tipo de avaliação nos permite identificar as áreas que necessitam de mais atenção. Assim, conseguimos preparar melhor nossos alunos para o Saeb, garantindo que tenham mais segurança e domínio dos conteúdos”, afirmou.
A aplicação do Simulado SAEB integra as estratégias da Seduc para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações nacionais, com foco em promover uma educação de qualidade e resultados expressivos para o estado do Piauí.
Durante o simulado, os alunos responderam 26 questões, divididas entre Língua Portuguesa e Matemática, que ofereceram a oportunidade de se familiarizarem com o formato e o ritmo da prova.
O Centro Estadual de Tempo
Integral (CETI) Isabel Moreira Gomes, localizado no município de Piripiri, foi
uma das 554 escolas a participar do simulado. A Gestora da Instituição, Auzenir
Moraes, ressaltou a importância do treinamento para os alunos.
“O simulado é de grande
relevância porque permite que os Estudantes revisem conteúdos ministrados desde
o início do Ensino Fundamental. Ele também serve para que possamos diagnosticar
quais áreas precisam de mais atenção por parte dos Professores. Esse tipo de
avaliação, que contextualiza descritores de Língua Portuguesa e Matemática,
facilita o trabalho de revisão em sala e contribui para que os alunos cheguem
ao Saeb com mais segurança e domínio do conteúdo. Tenho certeza de que nossos
objetivos serão alcançados”, comentou a diretora.
A aplicação do Simulado SAEB é uma das estratégias da Seduc para apoiar as Escolas na superação de desafios e na promoção de um ensino de qualidade, com foco no aprendizado contínuo e na conquista de resultados expressivos nas avaliações nacionais.