Seduc e Unicef discutem estratégias de Busca Ativa para combater evasão escolar |
Enem 2024: Estudante EJA supera acidente automobilístico e sonha cursar Direito
Principal porta de acesso ao Ensino Superior no Brasil, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2024 representa uma mudança de perspectiva também para os estudantes da categoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Piauí, 1.469 alunos desta modalidade, das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizam o certame este ano.
Candidatos como Djulie Skally Barros. Após sofrer um grave acidente automobilístico, em 2022, a jovem precisou se afastar da escola por um longo período. O retorno à sala de aula se deu através da Educação de Jovens e Adultos e, hoje, aos 19 anos, se diz preparada para alcançar seu sonho de ingressar no curso de Direito.
“Me sinto muito preparada. Estudei muito, noites e dias, assistindo às aulas e acompanhando as revisões. Meu sonho é ser aprovada no Enem e poder cursar Direito”, conta Djulie.
Aluna do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Cláudio Ferreira, localizado no bairro Marquês, ela faz uma avaliação positiva do primeiro dia de provas e credita parte do bom desempenho aos professores. “Achei a primeira prova bem razoável. O tema da redação foi exemplar e eu sinto que fiz uma boa prova e uma boa redação. As revisões foram muito boas e os professores nos deixaram bem preparados e confiantes”, afirmou a estudante.
O segundo dia de Enem 2024 ocorre neste domingo (10), com a realização das provas de Matemática e Ciências da Natureza, que contempla os conteúdos de Física, Química e Biologia.
Os candidatos devem ficar atentos, uma vez que os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. O início das provas ocorre às 13h30, pelo horário de Brasília.
31.197 alunos da Seduc confirmaram as inscrições no Enem, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O número confirma o alcance da meta de 100% dos estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos no Enem 2024. O Piauí registrou 35.114 inscrições de alunos da rede pública de ensino (que inclui as redes públicas estadual e federal).
Ao longo do ano, a Seduc criou ações de mobilização dos Estudantes que farão o Enem 2024 por meio do Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb 2024. Foram realizadas ações de engajamento dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio para efetivar as inscrições e as aulas preparatórias. Nas Gerências Regionais em Teresina e no interior, a Seduc inovou no modelo revisões adotando o formato gamificado e interativo com desafios de perguntas e respostas promovendo uma competição saudável.