Representantes de Secretarias de Educação de todo o Brasil participam de treinamento do Censo Escolar em Teresina
Com uma aula magna do Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, foi iniciado nesta terça-feira (5), em Teresina, o IX Treinamento Nacional de Convênios do Censo Escolar.
O evento reúne mais de 80 profissionais, representantes das Secretarias de Educação dos estados brasileiros e do Distrito Federal, com o objetivo de orientar e capacitar as equipes sobre a formalização de convênios do Censo Escolar.
O treinamento é promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Durante a abertura, Carlos Eduardo Moreno destacou a importância das estatísticas para que o Inep entenda o cenário educacional nos estados, elogiando o profissionalismo da equipe da Seduc. "O Censo Escolar ancora ações para o desenvolvimento da educação brasileira, e hoje o Brasil está no Piauí, o que é muito bonito", declarou.
Representando o Secretário Washington Bandeira, o Superintendente Executivo da Seduc, Rodrigo Torres, reforçou a relevância do Censo Escolar para a distribuição de recursos e o acompanhamento do desempenho educacional do estado, destacando que o Piauí tem se consolidado como referência nesse processo.
Ele pontuou que o fato de o estado ter sido escolhido como sede do treinamento reflete o reconhecimento do Piauí pela redução de 90% dos erros em levantamentos anteriores do Censo Escolar.
“O Piauí coordena o levantamento das informações das escolas estaduais e municipais e é a partir do Censo Escolar que conseguimos identificar a quantidade de recursos que vai para cada estado e município. Ou seja, o fundo é distribuído com base nos dados do Censo”, explicou.
O evento seguirá até o dia 7 de novembro, com oficinas sobre o uso da plataforma Transferegov.br, legislações e processos de licitação, visando aprimorar a gestão dos convênios educacionais.
Cumprindo agenda em São Paulo, o Secretário Washington Bandeira não participou da ação, mas celebrou a escolha do Piauí para sediar o evento. “Estamos recebendo este importante evento de alcance nacional devido ao excelente trabalho desenvolvido na coleta de dados educacionais. É a partir dos dados do Censo Escolar que conseguimos definir as políticas educacionais e as informações subsidiam o cálculo do Ideb, Fundeb e outros programas federais”, frisou o Secretário.
O Censo Escolar é um levantamento anual coordenado pelo Inep, abrangendo todas as etapas e modalidades da educação básica no país e contando com a colaboração das secretarias estaduais e municipais, além da participação das escolas públicas e privadas.