Secretário Washington Bandeira participa de Curso de Formação de Lideranças em Políticas Públicas de Primeira Infância

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, é um dos 38 participantes da primeira edição do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, que começou nesta segunda-feira (16).

A abertura do curso aconteceu nas Salas Multimídias da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), com a presença do Governador Rafael Fonteles e da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Isabel Fonteles.

A ação tem como objetivo formar lideranças executivas e autoridades estratégicas, engajando-as na promoção de uma cultura de gestão de políticas públicas voltadas para a primeira infância, ajustadas aos princípios essenciais ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos no Piauí.

O Governador Rafael Fonteles agradeceu aos parceiros por promover o curso e aos participantes. "Temos aqui lideranças com poder de decisão. São senadores, deputados, secretários estaduais, membros do Ministério Público, todos com autonomia para implementar políticas públicas voltadas para a primeira infância, que é uma política de longo prazo", destacou.

Em sua fala, a primeira-dama Isabel Fonteles afirmou que a formação de lideranças para a implementação de políticas de primeira infância é uma das principais frentes de trabalho do Pacto Pelas Crianças.

"Assumimos a missão de implementar um programa estratégico que impacte a cultura gestora nas esferas estadual e municipal, envolvendo todo o ecossistema da primeira infância no nosso estado. Nosso papel é estratégico, com foco em quatro frentes: formação de lideranças, formação de agentes públicos, pesquisa e monitoramento, laboratório de planejamento e intervenção. Nesta primeira edição do curso, estamos articulando protagonistas estaduais e, a partir do próximo ano, incluiremos lideranças municipais", explicou.

O Secretário Washington Bandeira destacou a importância de participar do curso de formação de lideranças envolvidas com as políticas de primeira infância no Piauí. "A Seduc é parceira do Pacto Pelas Crianças em várias ações voltadas para a educação de meninos e meninas de 0 a 6 anos no nosso estado. Participaremos, nesta e na próxima semana, desse importante curso de formação", afirmou.

O curso é articulado pelo Pacto Pelas Crianças do Piauí e realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Ára Educação e a Fundação Van Leer. Com carga horária de 30 horas, ele acontece de 16 a 27 de setembro, no auditório do TCE.