Coordenadores do Plano Piauí Sem Homofobia se reúnem com o Secretário da Educação, Átila Lira

O Plano Estadual de Cidadania e Direitos Humanos de LGBT do Piauí - Plano Piauí sem Homofobia tem o objetivo de garantir a execução de políticas públicas voltadas a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) com foco no enfrentamento à discriminação por identidade sexual e de gênero, na promoção da cidadania e na redução das desigualdades sociais.

Com o objetivo capacitar professores e gestores das Escolas Públicas Estaduais para enfrentar a homofobia nas escolas, o Secretário Estadual de Educação, Átila Lira, recebeu na manhã desta terça-feira (02), a coordenadora de Enfrentamento a Homofobia do Piauí, Joseane Borges, e o coordenador do Centro de Referência para Promoção da Cidadania LGBT "Raimundo Pereira", Vitor Ferreira, para firmar parcerias.

"A principal temática desenvolvida será a garantia do nome social, já que apesar da lei que garante esse direito para a população LGBT, não é bem isso que acontece na realidade", explica Joseane. Vitor Ferreira afirma que os educadores têm dificuldade de trabalhar com essa temática, muitas vezes, por falta de formação.

De acordo com o secretário Átila Lira, a Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Piauí (Seduc) irá garantir a realização de campanhas de enfrentamento da homofobia no ambiente escolar com utilização de folders, cartazes, cartilhas e VT para os diferentes níveis de ensino com adequação de material para alunos e gestores.

"Faremos palestras e debates sobre o tema mesmo nos municípios mais distantes, através do Programa de Educação com Mediação Tecnológica - Mais Saber, que possui uma plataforma que irá permitir a transmissão das palestras de maneira interativa, via internet", esclarece Átila Lira.

A Seduc já vem trabalhando temáticas relativas à diversidade de raça e gênero desde o ano de 2011, através da Gerência de Inclusão e Diversidade. Segunda a coordenadora de Educação e Direitos Humanos da Seduc, Fátima Solano, a secretaria não mede esforços para fazer com que o professor tenha a formação necessária para lidar com toda a diversidade de alunos que a Rede Pública Estadual possui.