Com laboratório de Matemática, Artes, Informática e Ciências, Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam mais uma escola reformada em Teresina

Com investimento de mais de R$ 2,4 milhões, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário Washington Bandeira entregaram, na manhã desta terça-feira (10), a reforma, modernização e climatização do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Profª. Maria de Lourdes Rebelo, no bairro de Fátima, zona Leste de Teresina.

Vinculada à 20 Gerência Regional de Educação, a unidade passa a contar com modernas salas de aula, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratórios de Informática e Ciências, vestiários, refeitório, subestação, além de todos os materiais e equipamentos necessários.

Durante a inauguração do Ceti Profª. Maria de Lourdes Rebelo, o Governador Rafael Fonteles destacou a transformação das escolas do Piauí para o modelo de ensino em Tempo Integral e a importância do investimento em melhorarias na infraestrutura física e tecnológica das unidades.

“Todas as escolas estaduais de Ensino Médio do Piauí serão de Tempo Integral, com Ensino Profissional e Técnico obrigatório. E, para isso acontecer, a infraestrutura física e tecnológica dessas escolas precisa ser aprimorada. Agora, chegou a vez do Ceti Profª. Maria de Lourdes Rebelo receber essa melhoria. É um imóvel pequeno, mas que agora está em condições de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem muito mais robusto, com laboratórios, climatização e todos os ambientes pedagógicos necessários para essa formação integral. Ou seja, não se trata apenas de Tempo Integral, mas de uma formação completa e de qualidade para os nossos alunos", apontou.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, declarou sua felicidade em entregar mais uma escola e ressaltou que 70% das unidades de ensino da Rede Estadual já oferecem a modalidade de Ensino de Tempo Integral. Ele também mencionou a meta do Governo do Estado de transformar 100% das escolas estaduais em Centros de Tempo integral até o final de 2025.

“Toda semana temos a inauguração de uma escola nova, reformada, modernizada, ampliada e totalmente climatizada. O Ceti Maria de Lourdes Rebelo está sendo entregue hoje com o modelo estrutural completo de Tempo Integral. Já temos 351 escolas de Tempo Integral, o que representa 70% da rede. Isso significa mais esperança e mais oportunidades para os nossos estudantes, permitindo que estudem em um ambiente melhor, mais saudável e com mais bem-estar", disse Bandeira.

A diretora do Ceti, Maria do Livramento Sousa Silva, agradeceu ao Governo do Estado e à Seduc pelas melhorias e falou sobre a felicidade de ter a escola ampliada e modernizada. “Estamos muito felizes com essa reforma, que com certeza contribuirá para a melhoria do ensino-aprendizagem. Agradecemos ao governador Rafael Fonteles e ao secretário de Educação, Washington Bandeira. Os alunos estão super empolgados, assim como a gestão e o corpo docente”, afirmou.

Já a coordenadora pedagógica, Ana Célia Vieira, destacou as ações da Seduc que motivam os estudantes a realizarem seus sonhos. “Vemos o crescimento dos alunos em cada atividade e a cada passo. Eles querem estar presentes nas premiações e temos tido resultados com medalhas. Temos alunos classificados para a Olimpíada Nacional de Ciência e para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira”, destacou.

Estudante da 3ª série do Ensino Médio e medalhista de prata na Olimpíada Seduc LEM, Marjory Moura conta que é fanática por livros e que adorou a nova biblioteca, além do acesso à internet, importante para as pesquisas escolares. “Quando eu cheguei na escola, eu fiquei bem impactada por conta da estrutura, ficou muito bonita e o ambiente está muito acolhedor. Temos agora novas salas de informática, biblioteca e os computadores que a gente pode ter acesso para poder estudar e pesquisar porque nem todo mundo tem internet em casa. Então está muito melhor”, elogiou.

Com nota Ideb 4.8, o Ceti Profª. Maria de Lourdes Rebelo oferece curso técnico em Marketing Digital e disciplinas como Inteligência Artificial, Educação Financeira e Educação para o Trânsito aos 695 estudantes matriculados no Ensino Médio. A escola também conta com alunos monitores de Língua Portuguesa e Matemática.

Laboratório de Matemática

O Laboratório de Matemática do Ceti Maria de Lourdes Ribeiro, idealizado pelo professor Eliesio Moura Rodrigues, tem transformado o ensino da disciplina para os Estudantes do Ensino Médio.

O projeto utiliza experimentos práticos que conectam a matemática ao cotidiano dos alunos, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. No laboratório, os Estudantes Seduc têm a oportunidade de usar ferramentas como o teodolito, experimentos de probabilidade com a máquina de Galton e a confecção de sólidos geométricos.

Essas atividades tornam as aulas mais dinâmicas e despertam maior interesse pela matemática, mostrando como ela está presente em diversos aspectos do dia a dia. Segundo o professor Eliesio, essa abordagem torna a matemática mais atrativa e ajuda os alunos a perceberem sua aplicação prática.