Professor Seduc é destaque em 8º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação

O Professor do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Liceu Parnaibano, de Parnaíba, Francisco Coelho, representou a Rede Pública de Ensino Piauiense durante a 8ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, promovido pela Associação de Jornalismo de Educação (Jeduca), realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo.


O Educador foi convidado para mediar o Painel “O Futuro da Educação é a Inteligência Artificial (IA)?”, onde destacou a importância da inclusão da IA no Currículo Escolar, tomando como parâmetro as Escolas Seduc, os investimentos na formação de Professores e as parcerias firmadas pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com plataformas de tecnologia.

“A experiência foi extraordinária. Primeiro por falar de dois temas que são apaixonantes para mim, Tecnologia e Educação, que são coisas que me movem. Além disso, poder, também, trazer para os presentes um pouco da realidade da IA no estado. Enquanto alguns discutem a introdução dessa Tecnologia de forma massiva, no Piauí ela já é uma grande realidade” explicou Franscisco Coelho.

Ainda dentro da temática de inserção da IA no cotidiano escolar, o painel se propôs a discutir as novas atribuições de Professores e Gestores frente ao novo cenário educacional.

“Foi muito perceptível que a minha leitura é muito comum, também, aos demais participantes, de que a IA não é exatamente o futuro da Educação, porque quando a gente diz isso, nós tornamos a IA protagonista desse processo e a tecnologia nunca vai ser a protagonista, sempre vai estar ali a figura do aluno tendo o seu aprendizado mediado pelo Professor”, defendeu.

Na oportunidade, o Professor apresentou aos presentes os resultados alcançados pela Seduc através do Seduckathon, o maior evento de tecnologia do Piauí, e detalhou a criação do “AEE Buddy”, projeto desenvolvido pelos Estudantes do Liceu Parnaibano, e que se propõe a aprimorar a Educação Inclusiva, ao identificar comportamentos e emoções em ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Nós discutimos o impacto da Inteligência Artificial, das ferramentas que se utilizam de IA na Educação, e o futuro. O quanto se altera as metodologias de ensino e o papel do próprio Professor diante dessa imersão tão grande que nós vivemos”, afirmou o Docente.

Além da inserção de IA no cotidiano escolar, a 8ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação abordou temas essenciais para o Jornalismo de Educação, como impacto das mudanças climáticas e Educação Inclusiva.