Seduc realiza oficina para formação de diretores como mentores de gestão escolar

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve reunido com 32 gestores das escolas que obtiveram os melhores resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023 na Oficina de Mentoria para Formação de Gestores Escolares. A imersão de práticas pedagógicas exitosas aconteceu no Metropolitan Hotel, nesta quarta-feira (4), em Teresina. Os gestores escolares selecionados para a Oficina respondem pelas escolas Seduc que alcançaram a nota 4,5 no Ideb, o que garantiu ao Piauí o melhor Ensino Médio do Nordeste, ao lado de Pernambuco, e o quarto melhor do Brasil.

A oficina para tornar os 32 gestores escolares em mentores tem como objetivo compartilhar as práticas pedagógicas que resultaram no avanço dos índices educacionais e de que forma estas práticas poderão ser replicadas em uma formação para outros gestores escolares.

“Os educadores foram selecionados como mentores por se destacarem com os melhores resultados da Rede no Ideb, contemplando todas as Gerências Regionais de Educação. Estes gestores, que passarem pelo processo de formação, irão exercer a mentoria com os outros gestores escolares compartilhando as suas expertises, competências e práticas exitosas que tiveram nas escolas”, detalhou o Secretário Washington Bandeira.

Formação em Gestão Escolar com mentores

Os gestores mentores, que participam das oficinas, irão acompanhar, de forma contínua, um grupo de gestores escolares durante a trilha formativa e acesso a cursos on-line para compartilhar experiências, discutir e aprender sobre os temas debatidos. As formações iniciam neste semestre com os cursos de Gestão Político-Institucional, Gestão Pessoal e Relacional. Em 2025, a trilha formativa continua com Gestão Pedagógica e Gestão Administrativo-Financeiro.

“O foco será o fortalecimento das competências profissionais do gestor com ênfase em uma gestão com base em dados e evidências e voltado para metas e resultados. Este é um curso que será para diretores de escolas estaduais piauienses feito por gestores escolares piauienses com os resultados e as práticas mais exitosas”, pontuou o Secretário.

A Mentoria e Formação em Gestão Escolar integra os Programas Gestão que Transforma e Gestão da Aprendizagem da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc-PI) e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Unibanco e a colaboração do Instituto Singularidades e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).