Projeto “Conversas Transformadoras: Conectando Gerações, Construindo Futuros” fomenta empreendedorismo em Estudantes Seduc da 21ª GRE

Estudantes das Escolas Seduc vinculadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) participaram, na manhã desta terça-feira (3), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas do Piauí, do projeto Conversas Transformadoras: “Conectando Gerações, Construindo Futuros”, uma iniciativa da a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL - PI) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL - Teresina).

Na oportunidade, 300 alunos da Rede Pública Estadual prestigiaram a palestra do publicitário e empresário Paulo Solano, que compartilhou um pouco da sua trajetória profissional com os alunos. A atividade tem o objetivo conectar o ambiente escolar com o mundo do trabalho e empreendedorismo, apresentando perspectivas de atuação profissional.

A parceria faz parte do Programa Empreendedorismo Seduc, projeto da Secretaria Estadual da Educação que visa fortalecer a cultura empreendedora nas escolas, em especial na área digital. Até o final de 2024, o programa irá atender 135 escolas, beneficiando cerca de 30 mil estudantes, das três séries do Ensino Médio em Tempo Integral.

Ainda no ano passado, a Seduc, em parceria com o Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, iniciou a implementação da metodologia de empreendedorismo digital e de startups nas escolas estaduais do Piauí.

Paralelamente, a Secretaria da Educação incluiu a disciplina de Educação Financeira no currículo das escolas sob gestão do Governo do Estado, com o objetivo de ofertar orientações e formação socioemocional e cidadã, por meio dos conhecimentos sobre educação financeira.