Com formato aula-game “Esquenta Enem” reúne 250 Estudantes do Premen Sul


Com objetivo de proporcionar motivação extra e mais aprendizado aos Estudantes que prestarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação promoveu nesta terça-feira (27) o evento “Esquenta Enem”, na Faculdade Uninassau, em Teresina.

A ação contou com a presença de 250 alunos da 3ª série do ensino médio do Premen Sul, escola jurisdicionada à 19ª Gerencia Regional de Ensino.

Com formato de aula-game, a revisão combinou teoria e prática com resolução de questões e os estudantes foram divididos em duas equipes. A ação foi transmitida pelo Canal Educação.

O Esquenta Enem contou com aulas de reforço nas disciplinas de Redação, com a professora Elita Aragão; Ciências Humanas, com Marciano Brito; Ciências da Natureza, com Érica Ramos; Matemática, com o professor Tassio Carvalho e Linguagens, com Marcos Fernando.

No final de cada aula, o professor formulou uma pergunta para os alunos responderem e testarem seus conhecimentos. Cada resposta correta garante a pontuação para a equipe e um brinde para o estudante que responder à questão.


 Uma das provas realizadas foi “Pré-Enem Seduc Game”, onde 5 representantes de cada equipe resolveram 10 questões no site quizizz.com.

A plateia acompanhou o ranking em tempo real pelo telão e os alunos receberam material didático com questões de provas anteriores do Enem.

O “Esquenta” é mais uma ação da Seduc que visa complementar o trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas anualmente, no intuito de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio para o Exame.

“Os nossos estudantes estão contando com o suporte de diversas ações pedagógicas e as revisões descentralizadas auxiliam na preparação para o Enem. É muito importante poder contar com as Gerências Regionais de Educação para essa mobilização. Com o trabalho dos nossos gerentes, gestores e professores e a dedicação e disciplina dos alunos e alunas, vamos conseguir mais um recorde de aprovações", comentou o secretário da Educação, Washington Bandeira.