Seduc intensifica preparação dos Estudantes para o Saeb 2025 em todo o Piauí

Com a proposta de mesclar aprendizagem e diversão, a Revisão Pré-Saeb na Estrada 2024 desembarcou, nesta sexta-feira (23), no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, em Altos, onde reuniu cerca de 800 Estudantes Seduc da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE).

Representando as Escolas Seduc dos municípios de Alto Longá, Altos, Beneditinos, Coivaras, José de Freitas, Novo Santo Antônio, Pau D’Arco do Piauí e Prata do Piauí, os alunos disputaram uma competição de conhecimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.

“As aulas são muito legais e são importantes para que a gente possa aprender cada vez mais Português e Matemática e, principalmente, para que nos destaquemos no Saeb, no Saepi e no Enem. Nossa escola está entre as melhores do Ideb e vai receber uma premiação por isso”, afirmou Tauanny Ravenna Campos, Estudante do CETI Rama Boa e Medalhista de Ouro da Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (Seduc Lem).

O Secretário Washington Bandeira ressaltou o ineditismo da iniciativa e os frutos colhidos no Enem e Ideb, logo após a implementação das revisões para os Exames. “Essas revisões Pré-Saeb, geralmente, acontecem apenas no ano da prova. É um trabalho inédito, que iniciou no ano passado, e neste ano nós estamos antecipando. Como resultado, nós tivemos o melhor resultado da Seduc no Enem, com mais de 7 mil aprovações, e o melhor resultado da história da Seduc no Saeb e Ideb, com o quarto lugar a nível nacional e o melhor do Nordeste”, lembrou o Secretário.

Para a disputa dos games, os estudantes foram divididos em duas equipes. Os jogos de perguntas e respostas rendiam pontos à equipe vencedora e foram elaborados com o objetivo de instigar os alunos a desafiarem seus conhecimentos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

“Nós queremos mais. Por isso, estamos antecipando as revisões do Saeb. Vocês levarão o Piauí ao primeiro lugar do Ideb. Além de melhorar o ensino diariamente, estamos realizando as revisões para fortalecer a aprendizagem e conhecimentos de vocês nestas disciplinas base”, finalizou Bandeira.

SOBRE O SAEB

O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP realizar um diagnóstico da Educação Básica Brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do Estudante. As avaliações são aplicadas em todo o território brasileiro, nos 5.700 municípios do país.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na Rede Pública e em uma amostra da Rede Privada, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos Estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.