Olimpíada Brasileira de Física (OBFEP): 46 Estudantes Seduc recebem medalhas em cerimônia de premiação no Piauí

Nesta quinta-feira (22), o Secretário Washington Bandeira participou da Cerimônia de Premiação da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina (PI). O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio do CNPq, reuniu Estudantes, Professores e Gestores para celebrar os destaques em Física das Escolas Públicas do Estado.

Em 2023, 46 Estudantes Seduc conquistaram medalhas na OBFEP, sendo seis a nível nacional e quarenta a nível estadual. Foram 6 medalhas a nível nacional, sendo 1 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze. A nível estadual, foram 40 medalhas, com 13 de ouro, 8 de prata e 19 de bronze. Um aspecto significativo foi a descentralização dos medalhistas por localização. Em 2022, todos os medalhistas eram de Cocal dos Alves. Já em 2023, os 46 medalhistas provêm de 12 municípios piauienses.

Durante a cerimônia, Washington Bandeira destacou o impacto positivo do projeto Seduc Olímpica, que tem impulsionado a participação dos Estudantes Piauienses em diversas competições de conhecimento. “Esse resultado expressivo na OBFEP reflete o empenho de nossos Estudantes e o trabalho dedicado de nossos Gestores e Professores. O Seduc Olímpica, integrado ao Acelera Seduc, tem sido fundamental para preparar nossos alunos para essas competições, abrindo portas e oferecendo novas oportunidades para os jovens piauienses”, ressaltou o Secretário.

O Gestor reforçou que a proposta pedagógica da Seduc é oferecer as condições necessárias para que os Estudantes Piauienses da Rede Pública possam conquistar grandes resultados. “O que nós queremos é dar a eles as mesmas oportunidades que os Estudantes da Rede Privada possuem. Que eles possam competir, de forma saudável, e tenham esse suporte. Somos todos Piauí, somos todos um grande time da Educação. Agradeço aos Professores, Pais e Familiares por incentivarem nossos jovens. Celebrem, pois essa vitória é de vocês”, congratulou Bandeira aos alunos premiados.

Entre os premiados, destaque para o estudante Hélio Henrique Gomes, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves. Hélio foi agraciado com a medalha de ouro nacional, um feito inédito para o Estado, e será o primeiro Estudante Piauiense de Escola Pública a participar da seletiva para a Olimpíada Internacional de Física. Para a próxima etapa, a Seduc oferecerá ao Estudante uma preparação especial em parceria com o Curso de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O feito mais recente de Hélio foi o primeiro lugar no Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²). Ele receberá a medalha do Governador Rafael Fonteles e do Secretário Washington Bandeira em cerimônia agendada para esta sexta-feira (23), no Blue Tree Towers Rio Poty.

“Eu estou muito feliz com essa premiação e espero conquistar novos resultados em novas Olimpíadas de Matemática, Física e outras na Área de Exatas, que é uma área que gosto bastante. É muito importante esse apoio dos Professores, Gestores para o desenvolvimento dos Estudantes. Agradeço a cada um pelas contribuições para que esse resultado fosse possível”, disse Hélio Henrique.

Além da entrega das medalhas, a cerimônia contou com a premiação dos Professores Orientadores e das escolas com melhor desempenho. O evento ainda foi enriquecido por uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Helder Alexandre Santos e Costa, que abordou o tema “A Física dos Buracos Negros”.