Seduc celebra estudantes piauienses medalhistas da 18ª Obmep

Mais de 500 estudantes piauienses foram celebrados, na tarde desta segunda-feira (19), durante a cerimônia de premiação dos medalhistas da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Centro de Convenções de Teresina.

A premiação contemplou alunos das redes estadual, municipal, federal e particular de ensino. 182 Estudantes Seduc estiveram entre os homenageados da tarde. Dentre eles, Gleyson Fernandes Machado, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) e medalhista de ouro nas disputas em nível nacional e regional.

“Eu estou muito feliz com a premiação, recebendo estas medalhas de ouro nacional e regional, aqui em Teresina. Eu estou muito agradecido ao pessoal da escola, principalmente o professor Raimundinho e o professor Amaral, que me ajudaram muito a estudar para a Obmep e a conseguir conquistar essas medalhas. Vou ganhar de novo e vou continuar estudando com a ajuda deles para que eu consiga conquistar várias outras medalhas” comemorou Gleyson.

Em meio aos medalhistas, 43 Estudantes Seduc se destacam como medalhistas nacionais, incluindo 3 de ouro, 16 de prata e 24 de bronze. Além disso, 139 estudantes se sobressaíram com medalhas regionais, sendo 13 de ouro, 31 de prata e 95 de bronze.

“Nós tivemos um crescimento em relação às edições anteriores, tanto no número de participantes, quanto de premiados, especialmente das escolas Seduc. Desde o início do ano passado, no início da nossa gestão, nós implementamos o projeto Seduc Olímpica, com várias ações para engajar e preparar mais os nossos estudantes para as olimpíadas de conhecimento. Então, estamos obtendo os resultados, os frutos e esperamos colher muito mais” garantiu Washington Bandeira, Secretário de Estado da Educação.

Natural do município de Vila Nova do Piauí, o jovem Luiz Mário Leal (16), aluno do 1º ano do ensino médio, mal cabia em si com o reconhecimento dos seus esforços. Ao lado da mãe, ele comemorou as medalhas de prata, na etapa nacional, e bronze, na regional, conquistadas na 18ª edição da Obmep. Ele garante que a paixão pela matemática vem do berço.

“É muito gratificante perceber que o investimento no ensino de matemática está cada vez maior no estado e é muito gratificante poder ser reconhecido por esse mérito. A paixão pela matemática vem desde meu avô, passando pelo meu pai e por mim. A gente gosta de estar sempre resolvendo problemas e contas diárias”, disse o adolescente.

Na oportunidade, a Seduc também reconheceu os esforços de professores e profissionais da educação, premiando 15 professores da rede, em reconhecimento ao seu papel fundamental no ensino da matemática.

“Investir em educação é investir em pessoas e a nossa maior riqueza são as pessoas. Quem trabalha em educação pública do Piauí quer ver transformação no lugar que a gente vive, contribuir para o desenvolvimento do nosso povo. E nós, do Ceti Augustinho Brandão, estamos nessa luta de transformação social há 21 anos, a cada ano promovendo a educação pública de qualidade e tendo sempre o apoio da Seduc”, afirmou Darkson Vieira Machado, educador e diretor do Ceti Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves.