Seduc e plataforma Alura Start promovem formação em tecnologia para professores da Rede Estadual de Ensino

A Secretaria do Estado da Educação (Seduc) celebrou, nesta segunda-feira (12), uma parceria com a plataforma digital Alura Start, para a formação de Professores dos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Jogos Digitais. O objetivo é que os educadores utilizem a metodologia aprendida também nas escolas da rede estadual. 


A abertura da formação contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, em uma transmissão simultânea, realizada pelo Canal Educação, para professores de todo o estado. Os docentes também receberam informações sobre o funcionamento de programas de monitorias e a plataforma AWS, dedicada à computação em Nuvem.

O Piauí é o estado com o maior percentual de matrículas na Educação Profissional, com 42% dos alunos da modalidade de Ensino em Tempo Integral vinculados a algum curso da área de Educação Profissional Técnica – EPT. A meta do Governo do Estado é chegar a 75% dos matriculados. O Secretário Washington Bandeira pontuou, ainda, que a parceria com a Alura vai gerar mais e melhores oportunidades para os Estudantes Seduc que se dedicam a cursos do setor de tecnologia.


“Estamos criando um movimento de educação de excelência, com mais e melhores oportunidades para os jovens dentro da escola, tendo o Ensino Tecnológico como pilar. Hoje, temos mais de 25 mil alunos matriculados nos cursos de Tecnologia e queremos levar mais conhecimento para estes estudantes, por isso estamos trazendo a Alura, uma plataforma de ensino e tecnologia na educação, para que os estudantes aprendam mais e tenham uma experiência completa”, destacou o gestor.

A formação para os professores tem duração de 7 horas e segue um formato síncrono e presencial, com a participação de supervisores pedagógicos, técnicos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e cerca de 150 professores dos cursos técnicos.


Os docentes foram divididos em três salas, equipadas com computadores e projetores, onde terão a oportunidade de imergir na metodologia Alura Start.

O objetivo da iniciativa é capacitar os professores, para que possam ministrar suas aulas utilizando os recursos da Alura, promovendo um entendimento sólido dos fundamentos da Computação. Além de desenvolver habilidades de análise e resolução de problemas, os educadores também aprenderão sobre a importância do ensino de computação na educação básica e irão explorar os pilares do pensamento computacional.

O Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro, ressaltou que, com a Alura, os estudantes irão contar com mais uma ferramenta para desenvolver competências e habilidades na área de Tecnologia.

“Estamos expandindo e aperfeiçoando os cursos de tecnologia. Com os cursos da Alura, nossos estudantes vão ter mais uma ferramenta para aperfeiçoarem seus conhecimentos e serem bons programadores, bons profissionais da tecnologia”, finalizou.

A parceria entre Seduc e Alura Start representa um passo significativo na formação de professores, com a intenção de aprimorar a qualidade do ensino técnico no estado, preparando os alunos para um mercado de trabalho cada vez mais digital e conectado.