Em chamada de vídeo com vencedor, Secretário Washington Bandeira anuncia o primeiro lugar da segunda edição do TME²

Estudante Seduc do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, o jovem Hélio Henrique Gomes recebeu uma ligação para lá de especial na manhã desta quinta-feira (8).


Ainda em sala de aula, acompanhados dos demais colegas de turma, o adolescente, de apenas 16 anos, foi informado, pelo próprio Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, por meio de uma chamada de vídeo, que ele ganhara a medalha de ouro no II Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²), ao conseguir a melhor pontuação entre os mais de 130 mil alunos da Rede Estadual que foram submetidos à prova.   


“Eu estou muito feliz e, também, muito surpreso. Quando ele (o Secretário) me falou que eu tinha sido o vencedor, eu fiquei em êxtase. Eu não sei comemorar, mas estou muito feliz e muito grato, principalmente com a honra de ter recebido essa notícia do próprio Secretário”, celebrou Hélio.

Confira a lista de medalhistas do I TME²

Essa não é a primeira premiação que ele recebe por conta do seu bom desempenho nos estudos. O jovem tem em seu currículo escolar, dentre outras conquistas, uma medalha de ouro nas Olímpiadas Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Hélio garante que, mais do que as premiações, o foco se mantém no processo de aprendizagem e preparação.

“Eu estou estudando agora para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e alinhando isso com a preparação que a escola está nos oferecendo aos sábados. Além disso, também estou focando na Seletiva Internacional de Física e contando com o auxílio dos meus Professores”, afirmou o medalha de ouro do TME².

A conquista é coletiva. Para o diretor do Ceti, Darkson Machado, os bons resultados são frutos da dedicação e compromisso assumidos por alunos e professores na construção de uma educação pública de qualidade. "A gente fica até emocionado com o resultado desses meninos, é um esforço conjunto, um esforço muito grande da escola, da gestão da escola, de aproveitar todas as necessidades desses meninos, desse projeto de matemática, do professor muito dedicado, dos alunos atenderem ao chamado da escola com todo o empenho, toda a dedicação. Então é um resultado de uma organização que trabalha em prol de uma educação piauiense de qualidade".

O TME², ação pedagógica que integra o Seduc Olímpica, visa envolver toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos talentos na Matemática.


“Ele é um campeão, um estudante olímpico. E não apenas ele, outros alunos e colegas do Hélio, do CETI Augustinho Brandão, também se destacaram. Uma das Escolas Seduc com o maior índice de aprovação no TME², como sempre acontece. O Centro tem um projeto muito interessante de preparação para as Olimpíadas, e que com o Seduc Olímpica está ainda mais fortalecido” comemorou o Secretário Washington Bandeira. 

A premiação do I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí ocorrerá no dia 24 de agosto, como parte da programação da Jornada Estadual de Matemática. 

JORNADA ESPECIAL DA MATEMÁTICA

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc / PI) irá promover, entre os dias 22 e 24 de agosto, das 8h às 17h, no Gran Hotel Arrey, em Teresina, a Jornada Especial de Matemática. Ao todo, 201 medalhistas da primeira edição do TME² participam da atividade. A imersão na resolução de exercícios que simulam a OBMEP contará também com a participação 23 professores, das 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs).

Durante toda a Jornada, os estudantes serão iniciados em oficinas e assistirão uma palestra com o Paraibano Leonardo Lima, vencedor de seis medalha de ouro e uma de bronze na OBMEP.