Orçamento Participativo: Secretário Washington Bandeira participa da entrega de duas brinquedopraças em Teresina

O Secretário Washington Bandeira participou da inauguração de duas novas brinquedopraças na Zona Sul de Teresina. Os eventos ocorreram nesta quarta-feira (7), nos bairros Esplanada e Parque Rodoviário, trazendo alegria e novos espaços de lazer para as comunidades locais, especialmente para as crianças. O somatório do investimento das duas obras inauguradas é de R$ 479 mil.

As ações são resultantes do Orçamento Participativo (OPA), do Governo do Estado do Piauí, e contou com o envolvimento das Secretarias da Educação, das Cidades e das Relações Sociais, além do Pacto pelas Crianças do Piauí.

As inaugurações contaram com a presença de diversas autoridades, incluindo a Primeira-Dama do Estado, Isabel Fonteles, o Secretário de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim, a Secretária de Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes, a Secretária de Assistência Social, Regina Sousa, e a Secretária das Cidades, Vilani Silva.

“Nós pensamos na revitalização das praças para poder trazer os brinquedos. Essas duas brinquedopraças hoje inauguradas são obras do Orçamento Participativo. Nós temos mais 100 brinquedopraças para instalar em todo o Piauí. A ideia é levar ambientes de lazer, confortáveis para toda a sociedade, especialmente para as crianças. Brincar é coisa séria, ajuda no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e motor da criança. Nosso papel é proporcionar isso às crianças”, afirmou Isabel Fonteles.

Bairro Esplanada

A primeira inauguração ocorreu no bairro Esplanada, onde uma brinquedopraça de 200m² foi entregue à comunidade. A obra, resultado de uma proposta que recebeu 961 votos válidos, contou com um investimento de R$ 350 mil e foi realizada em parceria entre a Secretaria das Cidades (Secid) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Washington Bandeira destacou a importância das inaugurações. “Que simbólico, que belo são as primeiras brinquedopraças que estão sendo entregues por meio de escolha popular através do OPA, que é um Programa tão potente. Aqui nós temos Educação, Participação Popular, Democracia Direta e Transformação Social para essas crianças e para as comunidades envolvidas. É realmente um dia a se comemorar. É só o início dessa ação”, afirmou o Secretário da Educação.

Denise Morra, Gestora Social da Associação Madre Cabrini, também comentou sobre a relevância do projeto para a comunidade. “A comunidade do bairro Esplanada celebra a instalação de uma nova brinquedopraça, resultado de uma escolha coletiva. Após um processo de votação em que nós, os moradores, pudemos expressar nossas preferências, a construção da brinquedopraça foi selecionada como uma das prioridades para o desenvolvimento das crianças da comunidade”, agradeceu.

Bairro Parque Rodoviário

Em seguida, foi a vez do Parque Rodoviário receber uma brinquedopraça de 100m², com um investimento de cerca de R$ 129 mil, localizada na Rua Geralda Pacheco. Os novos espaços representam um importante investimento do Governo do Estado na melhoria da qualidade de vida das crianças da capital, proporcionando espaços seguros e adequados para o lazer, a convivência e o desenvolvimento infantil.

“Queria agradecer às pessoas da comunidade que votaram para que essa brinquedopraça pudesse ser entregue hoje. Em especial, agradecemos ao Governador Rafael Fonteles pela sensibilidade que tem demonstrado com as comunidades e os bairros”, afirmou Rosângela Maria Machado, da Associação de Mulheres Casa de Luiza.