Secretário Washington Bandeira e Estudantes Seduc prestigiam lançamento de Projeto Cinema na Escola Seduc

Estudantes Seduc de cinco Unidades da Rede de Ensino tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (6). Acompanhados do Secretário Washington Bandeira, os alunos prestigiaram o lançamento do Projeto Cinema na Escola Seduc, com direito a sessão de filme piauiense, nos Cinemas Teresina. 

O Programa vai beneficiar 200 Estudantes Seduc do Curso Técnico de Produção de Áudio e Vídeo nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. Durante o lançamento, a plateia pôde prestigiar o filme Cabo de Guerra, uma produção de egressos do Cinema na Escola. 

“Cultura e formação profissional. Nós vamos ensinar com a orientação e tutoria do Cícero Filho, nosso cineasta piauiense, através de um curso técnico sobre vários elementos do cinema, como direção, roteiro, som, maquiagem, encenação, interpretação e edição. Ou seja, eles vão aprender a fazer um filme e vão realmente colocar a mão na massa, produzindo filmes e documentários durante o curso”, celebrou Washington Bandeira. 


Fã de animações e cinema 3D, Rebeca Noemi, de apenas 16 anos, é uma das Estudantes Seduc do Premen de Picos, que vieram à Teresina para o lançamento do Programa. A noite anterior ao lançamento foi de muita ansiedade por parte da jovem. 

“Todo mundo estava muito ansioso para esse dia. Ontem mesmo, eu quase não consegui dormir, porque estava muito ansiosa com isso. Eu espero aprender muito, amo cinema e vou muitas vezes. Os meus filmes preferidos são de ação, que envolve muita adrenalina, eu amo muito. Também filmes em 3D”, contou Rebeca.


O curso terá a duração de 12 meses, com carga horária de 120 horas, e vai abordar a introdução ao Cinema, Linguagem Cinematográfica, Roteiro Cinematográfico, Direção Cinematográfica, Técnicas de Interpretação para Cinema, Direção de Arte (composição de cenários), Fotografia para Cinema, Maquiagem Cinematográfica, Captação de Som para Cinema, Softwares de Edição de Vídeo e irá finalizar com a gravação de um curta-metragem, edição de vídeo, mixagem de som, estratégias de marketing para cinema e atividades de lançamento do filme.

Aos 15 anos, Sâmia Cristina tem na produção audiovisual uma paixão que a acompanha desde a infância. Apaixonada por filmes de terror da década de 80, ela foi surpreendida pela produção piauiense que assistiu nesta manhã, e se diz ansiosa para o início do curso.

“Foi um projeto que me surpreendeu muito, porque o cinema nacional não é muito valorizado, mas é algo que a gente deveria começar a mudar, porque os jovens, principalmente hoje em dia, têm muita capacidade e eu estou muito animada para começar a trabalhar com essa parte de audiovisual, porque é meu sonho, principalmente o cinema”, afirmou a estudante.

O Cinema na Escola é uma parceria inovadora entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Seduc, e a produtora TVM Filmes. A iniciativa representa uma oportunidade singular de transformação social e educacional através da arte do cinema. 

O projeto visa integrar o cinema à educação pública em cinco cidades piauienses, promovendo não apenas a formação técnica, mas também o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.

“Eu pretendo trabalhar na área, que é algo que eu realmente gosto e que eu me interesso desde muito pequena. Então, eu busquei o curso justamente porque era algo que eu buscava para o meu futuro”, projetou Sâmia.