Secretário Washington Bandeira participa de aula inaugural do curso Sistemas para Internet da UAPI

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou neste sábado (3) da Aula Inaugural do mais novo curso da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), o ensino Tecnólogo de Sistemas para Internet. Nos estúdios do Canal Educação, a aula marcou início das atividades acadêmicas para mais de 1.800 estudantes da Uapi que começam uma nova jornada de descobertas e oportunidades com o início do ano letivo.

Com a presença de representantes da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), o semestre letivo do curso acontecerá por meio do Programa de Mediação Tecnológica para estudantes de 56 municípios piauienses que iniciam esse novo curso superior na área de tecnologia da informação e inovação.

Em seu fala, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho do Governo do Estado para garantir a oferta do ensino superior de excelência para seus estudantes. “O curso Sistemas para Internet é uma novidade que implementamos na nossa gestão com o Governador Rafael Fonteles na área da tecnologia da informação, em 56 municípios piauienses, para mais de 1.800 alunos e alunas que vão ter a oportunidade desse curso superior com qualidade, por meio da mediação tecnológica do Canal Educação. Uma parceria entre Seduc, Uespi e Fapepi”, afirmou o secretário.

O curso objetiva proporcionar a formação sólida para que os estudantes aprendam competências para resolução de problemas reais, bem como atividade de concepção, projeto e implementação de software, bem como conhecimentos de programação, empreendedorismo e inovação.

Na aula inaugural os estudantes conheceram a grade curricular do curso, a matriz curricular com as disciplinas que irão aprender ao longo de dois anos e meio. Todos os estudantes são acompanhados por profissionais de professor formador, assistente, tutorias e coordenadores de polo para ampliar a interação com os alunos.

Estudantes do Polo UAPI no município de Alto Longá.

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Evandro Alberto fez uma saudação, de forma online, aos novos estudantes do tecnólogo. “A Uespi, com os entes FAPEPI e Seduc, se juntam para garantir a educação superior a todos os municípios que tem polo por meio da mediação tecnológica. Desejo que os estudantes aproveitem esta oportunidade para que consigam empreender e avançar o nosso estado”, comentou.

Representando o Presidente da FAPEPI, João Xavier, a coordenadora da instituição, Lara Falcão, destacou como a UAPI tem o papel fundamental ao levar educação de qualidade a diversas regiões do estado. “A Fundação reforça o compromisso na garantia das condições adequadas com bolsas multidisciplinares para que os estudantes iniciem a vida acadêmica nesse curso tecnológico e, em breve, sejam parceiros nas pesquisas e no fomento empreendedor. Acredito que a Uapi e esses nossos novos cursos, especialmente o de Sistemas para a Internet, vai transformar o estado do Piauí”, afirmou.