Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Nossa Senhora da Conceição, localizado no município de Barras, estão participando de um projeto que tem incentivado o hábito da leitura dentro e, principalmente, fora do ambiente escolar.

 O projeto “Ler para ver o mundo além das aparências”, que acontece durante todo o ano letivo, busca despertar nos estudantes o interesse pela leitura, parte importante para todas as áreas de conhecimento e contribuinte para uma boa escrita e aquisição de conhecimento.

 “Realizamos uma exposição de livros periodicamente no pátio da escola e os alunos escolhem livros para levarem para casa e realizarem a leitura. Após fazerem a devolução, eles levam outros livros e continuam o processo. Depois da leitura, nós promovemos rodas de conversa e momentos de socialização. Contamos com a orientação dos professores da área de Linguagem e com a colaboração de alunos monitores”, explica a gestora do centro educacional, Rosélia Araújo.

 A abertura do projeto de leitura foi realizada na última terça-feira (16). Na oportunidade, os alunos contaram com a participação do professor e escritor João Germano de Souza Filho, que falou da sua obra mais recente “A escrava Luminosa” e um pouco de suas experiências como escritor.

 A estudante da 2ª série do Ensino Médio, Kemilly Carvalho, é monitora de Língua Portuguesa na escola e participa do projeto de leitura pelo segundo ano consecutivo. “Esse projeto é maravilhoso e aprimora bastante o nosso conhecimento através da leitura no nosso cotidiano. Com ele adquirimos experiências incríveis que só irão somar na nossa formação”, disse a aluna.

 De acordo com a professora idealizadora do projeto, Maria das Graças Alves, o objetivo é incentivar a leitura de diferentes gêneros textuais, possibilitando aos jovens a criação de repertórios que possam ajudá-los nas produções textuais.  “O projeto não é somente para que eles aprendam a gostar de ler, mas é sobretudo para que se tornem jovens críticos, atualizados. Projetos de leitura no espaço escolar são essenciais para os jovens perceberem que a leitura além das redes sociais é necessária e urgente”, afirmou a professora.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de ações que incentivam a leitura dos estudantes. “Na nossa gestão as ações de incentivo à leitura estão fortalecidas dentro e fora do ambiente escolar. Temos incentivado projetos em diferentes níveis com o desenvolvimento da proficiência leitora e escrita e o senso crítico nos estudantes do Ensino Médio da Seduc”, completou.